3 de mai de 2024 às 14:23
Hoje (3), é a festa do apóstolo Filipe. Saiba o que aconteceu com as filhas desse santo corajoso.
São Filipe era casado e tinha várias filhas. Depois de Pentecostes, o santo foi pregar na região da Frígia, na atual Turquia, e chegou à capital, Hierápolis. Lá ele foi martirizado pendurado em uma cruz.
Segundo a Enciclopédia Católica (EC), o bispo Polícrates de Éfeso, Turquia, enviou uma carta ao papa são Vítor, entre 189-98 DC. C., na qual se refere ao apóstolo e ao que aconteceu com suas filhas.
O bispo Polícrates de Éfeso menciona na carta: “’Filipe, um dos Doze Apóstolos, que está sepultado em Hierópolis com suas duas filhas, que chegaram à velhice virgens’, e uma terceira filha, que ‘levou uma vida no Espírito Santo e repousa em Éfeso’”, diz a EC.
O Novo Testamento também fala do diácono Filipe, que é outra pessoa que não o apóstolo. Nos Atos dos Apóstolos está escrito que “ele tinha quatro filhas solteiras que profetizavam”.
Há dados históricos que indicam que as profetisas também foram sepultadas em Hierápolis ao lado do pai.
“É possível que o apóstolo tenha sido enterrado nesse local e que o diácono também tenha vivido e trabalhado ali e tenha sido enterrado com três de suas filhas, e que estas tenham sido mais tarde erroneamente consideradas como filhas do Apóstolo”, diz a EC.
Contudo, a EC diz que “a declaração do bispo Polícrates tem mais autoridade em si mesma”.
Deixe um comentário