Na Eucaristia, Jesus se oferece pela vida do mundo, diz papa Francisco

Na Eucaristia, Jesus se oferece pela vida do mundo, disse o papa Francisco hoje (2) depois da oração do ângelus no Palácio Apostólico, no Vaticano, na solenidade de Corpus Christi, celebrada hoje em países como a Itália e os EUA.

A solenidade de Corpus Christi, que significa o “Corpo de Cristo” em latim, é tradicionalmente celebrada na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade ou, em alguns países, no domingo seguinte a essa solenidade. A solenidade é uma oportunidade para a Igreja se concentrar na presença real de Jesus na Eucaristia.

Ao falar a uma multidão amontoada sob guarda-chuvas coloridos na tarde chuvosa de hoje (2) em Roma, o papa destacou que o Corpo e o Sangue de Cristo oferecidos em cada missa são um presente de Deus.

“É Ele quem se dá por toda a humanidade e se oferece pela vida do mundo”, disse o papa.

“Lembremo-nos disto: Jesus fez um presente de toda a Sua vida”, acrescentou.

O papa Francisco disse que, assim como Jesus “não guardou a Sua vida para si, mas a deu a nós”, os cristãos também são chamados a fazer da sua vida um presente aos outros.

” ‘Nossa participação no Corpo e no Sangue de Cristo não faz senão transformar-nos naquilo que tomamos’ “(Sermão XII sobre a Paixão do Senhor, 7 ), disse Francisco ao citar o papa são Leão Magno.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“É para isso, irmãos e irmãs, que somos chamados, a tornar-se o que comemos, tornar-se ‘eucarísticos’, isto é, tornar-se pessoas que já não vivem para si (cf. Rm 14:7), na lógica da posse e do consumo, mas que sabem fazer da sua vida um dom para os outros”, acrescentou o papa.

“Entendamos, pois, que celebrar a Eucaristia e comer este Pão, como fazemos especialmente aos domingos, não é um ato de culto desligado da vida ou um mero momento de consolo pessoal; devemos sempre lembrar que Jesus pegou o pão, partiu-o e deu-o a eles e, portanto, a comunhão com Ele nos torna capazes de também nos tornarmos pão partido para os outros, de compartilhar o que somos e o que temos”, disse o papa.

Depois de abençoar a  multidão, o papa Francisco pediu às pessoas que continuem a rezar pelos que sofrem na Ucrânia, na Palestina, em Israel e em Mianmar, exortando aos líderes para “parar a escalada e fazer todos os esforços para o diálogo e a negociação”.

O papa também pediu orações pelo país africano do Sudão, onde uma guerra civil deslocou milhões de pessoas desde o início do conflito no ano passado.

“Que as armas silenciem e, com o empenho das autoridades locais e da comunidade internacional, que a ajuda seja levada à população e aos muitos deslocados; que os refugiados sudaneses encontrem acolhimento e proteção nos países vizinhos”, disse Francisco.

Assine aqui a nossa newsletter diária

Depois da oração do ângelus, o papa Francisco deve celebrar uma missa de Corpus Christi na arquibasílica de São João de Latrão, às 17h (horário local), seguida de uma procissão eucarística pelas ruas de Roma até a basílica de Santa Maria Maior.

“Que a Virgem Maria, que acolheu Jesus, pão que desceu do Céu, e se entregou inteiramente junto com Ele, nos ajude também a nos tornarmos dom de amor, unidos a Jesus na Eucaristia”, concluiu o papa.

FONTE: ACI Digital

Categories:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *