350 mil romeiros participam da Romaria de Finados em Juazeiro do Norte

350 mil romeiros participam da Romaria de Finados em Juazeiro do Norte

Cerca de 350 mil romeiros participaram da Romaria de Finados em Juazeiro do Norte (CE), segundo a Secretaria de Turismo e Romaria do município. A peregrinação iniciou em 29 de outubro e terminou sábado, 2 de novembro, data que a Igreja comemora todos os fiéis defuntos, na basílica de Nossa Senhora das Dores e capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Socorro, conhecida também como capela do Socorro, onde está sepultado o servo de Deus padre Cícero Romão Batista.

O tema vivido na Romaria deste ano foi “Servo de Deus Padre Cícero Romão: o missionário do Sertão”, e o lema é baseado na passagem bíblica do livro do Eclesiástico 48,15: “Durante a vida realizou prodígios e, mesmo na morte, suas obras foram maravilhosas”.

A Romaria de Finados ou Romaria da Esperança é conhecida como a maior do ciclo de romarias de Juazeiro do Norte e atrai mais de 300 mil pessoas todos os anos. Segundo o reitor da basílica de Nossa Senhora das Dores, padre Cícero José da Silva, ela é “a festa da Ressurreição porque, para nós cristãos que caminhamos com Jesus Cristo”, a morte “não tem a última palavra”, pois ela é a “festa do encontro com Deus”.

O ápice desta peregrinação foi a visita dos romeiros ao túmulo do servo de Deus padre Cícero, onde muitos romeiros rezam pedindo ou agradecendo graças por intercessão de “Padim Ciço” como ele é conhecido e chamado por seus devotos. “No dia de finados, as visitas se intensificaram e a tradição da romaria perdura até os dias de hoje, tornando o túmulo do padre Cícero um dos mais visitados do Brasil”, disse a comunicação da basílica a ACI Digital.

Romaria de Finados em 2 de novembro de 2024. Comunicação da basílica Nossa Senhora das Dores
Romaria de Finados em 2 de novembro de 2024. Comunicação da basílica Nossa Senhora das Dores

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O último dia da romaria também contou com a presença de milhares de romeiros que participaram da missa na basílica Nossa Senhora das Dores com a tradicional bênção dos chapéus e despedida dos romeiros

A Romaria de Finados começou depois da morte do padre Cícero, em 20 de julho de 1934, quando os “os romeiros começaram a vir espontaneamente à cidade de Juazeiro do Norte para visitar o túmulo do sacerdote que está situado no presbitério da capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, disse a comunicação da basílica a ACI Digital.

Romarias em Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte tem cinco ciclos de romarias ao longo do ano, iniciando em julho e terminando em fevereiro do próximo ano. A primeira é a Romaria em memória da morte do padre Cícero acontece entre 17 a 20 de julho. Este ano, a romaria celebrou os 90 anos da morte do servo de Deus, que morreu em 20 de julho de 1934.

A segunda é a Romaria de Nossa Senhora das Dores, que ocorre entre 1° a 15 de setembro. A terceira é a de Finados, entre 29 de outubro a 2 de novembro. A quarta é do Ciclo Natalino, entre 20 de dezembro a 6 de janeiro e a última é a de Nossa Senhora das Candeias, entre 29 de janeiro a 2 de fevereiro.

FONTE: ACI Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ivaldo Lima

Graduado em Sistema para Internet e Comunicação Social, Radialista com especialização em Marketing Digital!
Graduando em Teologia Católica.
Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja e Ordem Social!