26 de abr de 2024 às 15:50
A Santa Sé confirmou o anúncio da presidente do Conselho italiano, Giorgia Meloni, sobre a participação do papa Francisco na sessão do G7 sobre inteligência artificial, que acontecerá de 13 a 15 de junho na Itália.
O G7 é formado por EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá, e se reunirá para discutir o tema da IA na cidade de Borgo Egnazia, na região italiana de Puglia.
O Vatican News, site oficial de notícias da Santa Sé, disse hoje (26) que a Sala de Imprensa da Santa Sé confirmou as palavras de Meloni, que num vídeo publicado na sua conta na rede social X anunciou que Francisco participará do encontro de junho.
Sono onorata di annunciare la partecipazione di Papa Francesco @Pontifex ai lavori del #G7Italy. È la prima volta che un Pontefice partecipa ai lavori del Gruppo dei Sette e questo non può che rendere lustro all’Italia e all’intero @G7 pic.twitter.com/m6q7GcWcFb
— Giorgia Meloni (@GiorgiaMeloni) April 26, 2024
“Tenho a honra de anunciar hoje a participação do papa Francisco nos trabalhos do G7, precisamente na sessão dedicada à inteligência artificial. Agradeço sinceramente ao Santo Padre por ter acolhido o convite da Itália. Sua presença dará realce a nossa nação e a todo o G7”, disse Meloni no início do vídeo.
“É a primeira vez na história que um Pontífice participa nos trabalhos do G7”, numa sessão que terá outros países convidados e não apenas os do G7, continuou.
Meloni também comentou que a inteligência artificial é “o maior desafio do nosso tempo” que “pode gerar grandes oportunidades, mas também acarreta enormes riscos, que podem afetar os equilíbrios globais”.
“O nosso esforço”, continuou ela, “é desenvolver mecanismos de governo para garantir que a inteligência artificial se concentre no homem e seja controlada por ele, para que a pessoa seja mantida no centro e tenha isso como seu fim último”.
“Estou convencida de que a presença de Sua Santidade dará uma contribuição decisiva para a definição de um quadro regulatório, ético e cultural para a inteligência artificial”, disse.
“Neste campo, sobre o presente e o futuro desta tecnologia, ainda será medida a nossa capacidade, a capacidade da comunidade internacional para fazer o que em 2 de outubro de 1979 outro papa, são João Paulo II, recordou no seu famoso discurso às Nações Unidas: ‘A atividade política, nacional e internacional, vem do homem, é exercida através do homem e é para o homem’. Esse será sempre o nosso esforço e o nosso caminho”, disse Meloni.
A Santa Sé e a inteligência artificial: Rome Call for Ai Ethics
Meloni também falou da contribuição da Santa Sé com o acordo Rome call for Ai ethics (Chamado de Roma para a Ética da IA), promovido pela Pontifícia Academia para a Vida e assinado em 2020 por gigantes da tecnologia como Microsoft e IBM, que há poucos dias teve a adesão da Cisco Systems.
Meloni disse que este acordo “procura dar uma aplicação concreta ao conceito de algorítmica, ou seja, à ética dos algoritmos” em que se baseia a inteligência artificial.
Deixe um comentário