São Lucas é o santo padroeiro dos açougueiros

São Lucas é o santo padroeiro dos açougueiros

A Igreja celebra hoje (18) a festa de são Lucas Evangelista.

São Lucas, que escreveu os Atos dos Apóstolos e o Evangelho que leva seu nome, provavelmente incorporou o testemunho de Nossa Senhora em seus escritos. O santo viajou por toda a região do mar Mediterrâneo com são Paulo apóstolo e foi médico pessoal dele. São Lucas é o santo padroeiro de muitas coisas, incluindo médicos, cirurgiões… e açougueiros.

Por que são Lucas é associado a açougueiros? Uma imagem comumente atribuída a ele dá uma pista — um boi alado.

Cada um dos quatro escritores do Evangelho — são Mateus, são Marcos, são Lucas e são João — tem uma imagem especial associada a ele. A de são Mateus é um homem divino, a de são Marcos é um leão alado e a de são João é uma águia.

Um artigo de 2013 do padre dominicano Bonaventure Chapman diz que a primeira atribuição de símbolos animais aos quatro evangelistas parece vir de santo Irineu em sua obra “Contra as Heresias”. Em seus escritos, Irineu diz que o Evangelho de são Lucas começa com o sacerdote Zacarias oferecendo um sacrifício a Deus — bois eram associados aos sacrifícios do Templo no judaísmo — e também apresenta a parábola do filho pródigo, na qual um bezerro gordo é abatido depois do retorno do filho titular.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O boi, ou bezerro, significa o caráter sacerdotal e sacrificial de Cristo no relato de são Lucas, escreve Chapman. Mas também pode haver uma razão diferente para a associação de são Lucas com bois, diz o padre.

Os bois também são fortemente associados a jugos e trabalham em equipes de dois — assim como são Lucas e são Paulo fizeram ao evangelizar o Mediterrâneo.

“Há algo totalmente apropriado nesse simbolismo de jugo de boi para são Lucas, que foi companheiro de viagem de São Paulo e ‘médico amado’”, escreve Chapman.

“Estar unido a são Paulo não deve ter sido fácil, com todos os naufrágios e perseguições e tudo mais, mas o amor de são Lucas por seu querido amigo é encontrado no relato cuidadoso que temos de são Paulo nos Atos dos Apóstolos. O boi pode não ser tão nobre quanto uma águia, tão régio quanto um leão, ou tão esplêndido quanto um anjo, mas um boi é um símbolo de amor e uma missão compartilhada, são Paulo e são Lucas semeando e arando o campo da colheita do Senhor”.

Lucas não é o único santo que é dito ser o padroeiro dos açougueiros — pelo menos outros nove santos também têm esse patrocínio. Embora Lucas não pareça ter sido um açougueiro, sua associação com o boi cria uma conexão adequada.

FONTE: ACI Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ivaldo Lima

Graduado em Sistema para Internet e Comunicação Social, Radialista com especialização em Marketing Digital!
Graduando em Teologia Católica.
Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja e Ordem Social!