Neste fim de semana, entre os dias 04 e 06 de outubro, a capital paraibana será palco do NASA Space Apps Challenge, uma competição internacional de inovação e ciência aberta, promovida simultaneamente em várias cidades do mundo pela Agência Espacial Americana (NASA). Em João Pessoa, o evento é carinhosamente apelidado de NASA Space Jampa.
Pelo segundo ano consecutivo, João Pessoa sedia essa maratona de inovação, ciência, tecnologia e impacto social, com a realização da Trêsbê Delas, uma startup dedicada a acelerar e empoderar negócios femininos, e do Hub de inovação Ilha Tech, um ecossistema de inovação mantido pelo Sin Group. A edição de 2024 conta com o apoio de patrocinadores como Manaira Shopping, FabLab/UFPB, Gráfica JB, entre outros.
O evento será realizado de forma presencial no Ilha Tech, localizado no bairro da Torre, e terá sua abertura na noite desta sexta-feira (04/10), das 19h às 22h. A programação inclui apresentações dos organizadores e patrocinadores, dinâmicas para a formação das equipes competidoras e uma palestra especial com Mikaelle Farias, Diretora Regional do Palmares Lab e representante da ONU no combate à desinformação.
Mikaelle Farias, nascida em João Pessoa, é uma ativista de destaque nas áreas de justiça climática, transição energética e negritude. Com uma trajetória marcada por sua atuação em movimentos internacionais como Fridays For Future e Nordeste pelo Clima, Mikaelle abordará o tema “Quais soluções temos para um mundo em crise climática?”, destacando a importância da busca coletiva por um futuro mais sustentável.
Sua participação em eventos globais, como as conferências COP26 e COP27 da ONU, além da sua atuação em Estocolmo+50, reforçam a relevância de sua presença no NASA Space Jampa. Além de Mikaelle, especialistas e organizadores do evento estarão disponíveis para entrevistas, promovendo um rico intercâmbio de ideias entre o ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo de João Pessoa.
Segundo Dani Bezerra, COO da Trêsbê Delas: “O NASA Space Jampa é uma oportunidade incrível para conectar a criatividade e o talento local a desafios globais. Nossa expectativa é fortalecer ainda mais o papel de João Pessoa como um polo de inovação e tecnologia.”
Ruy Dantas, fundador do Ilha Tech, destaca: “O Ilha Tech tem o compromisso de ser um facilitador do desenvolvimento de novas ideias e negócios que possam impactar positivamente a sociedade. Receber um evento da NASA é um marco que coloca João Pessoa no mapa da inovação global.”
O NASA Space Jampa promete ser uma oportunidade única para conectar João Pessoa a uma rede global de inovação, consolidando a cidade como um polo de criatividade e impacto social.
PB Agora
Deixe um comentário