PB terá transporte intermunicipal gratuito para eleitores no final de semana

PB terá transporte intermunicipal gratuito para eleitores no final de semana

Neste final de semana, os eleitores da Paraíba contarão com uma importante novidade que visa facilitar o exercício da cidadania: a gratuidade no transporte intermunicipal durante o dia das eleições. A medida foi estabelecida pela Lei 13.319/2024, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino. O objetivo é garantir que o custo do transporte não seja um empecilho para os cidadãos exercerem seu direito ao voto.

Adriano Galdino destacou a importância da iniciativa, afirmando que a lei busca assegurar a plena participação democrática, especialmente para os eleitores que enfrentam dificuldades financeiras.

“Às vezes, o cidadão não tem dinheiro para pagar a sua passagem para exercer seu direito de votar. Agora vamos garantir às pessoas que não têm capacidade financeira o poder de usar a gratuidade para exercer seu direito”, explicou Galdino.

Como Vai Funcionar?

Durante todo o dia de votação, o transporte intermunicipal será gratuito por 24 horas. Para utilizar o benefício, os eleitores deverão apresentar o título de eleitor ou utilizar o aplicativo E-Título, que facilita o acesso digital aos documentos eleitorais. O transporte gratuito será válido para todos os eleitores que precisarem se deslocar entre municípios para votar.

Além disso, a lei impõe que as empresas de transporte intermunicipal mantenham suas rotas e não reduzam a quantidade de veículos disponíveis no dia da eleição. O objetivo é garantir que o serviço atenda à demanda, sem causar prejuízos aos eleitores.

As passagens serão emitidas a partir desta sexta-feira, dia 4 de outubro. Para solicitar a passagem, o usuário deverá apresentar um documento de identificação com foto, como RG, CNH ou CPTS, junto com o título de eleitor. Nos terminais rodoviários de todo o estado, o DER terá plantonistas de prontidão durante todo o dia das eleições para auxiliar os eleitores.

PB Agora

FONTE: SECOM PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *