18 de set de 2024 às 16:51
O 21º Círio Naval aconteceu no domingo (15) com o tema “Perseverantes na Oração”. Muitos fiéis acompanharam a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que percorreu as ruas do bairro Val-de-Cans, em Belém (PA).
O Círio Naval é uma procissão em honra a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, organizada pela Capelania Militar de Santo Amaro e Nossa Senhora dos Navegantes, da Marinha do Brasil (4º Distrito Naval). Acontece no terceiro domingo de setembro.
“O Círio Naval 2024 assim como os demais tem sido muito gratificante, uma bênção não só para a Marinha, mas para todas as famílias aqui de Val-de-Cans”, disse o capelão do Comando do 4º Distrito Naval, padre José Maria Gomes de Oliveira, ao jornal Diário do Pará.
“A gente espera evangelizar a população. Quando a gente sai às ruas, estamos manifestando a fé pública e a alegria em ser cristão católico. Esperamos o ano inteiro com alegria este momento de encontro com Nossa Senhora de Nazaré”, continuou.
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré saiu às ruas dentro da Berlinda em uma caminhonete. A procissão começou às 7h na Vila Naval do Albatroz, percorreu 4 km nas ruas dos conjuntos Providência e Promorar até o Colégio Almirante Renato Guillobel, onde o padre José Maria celebrou a missa de encerramento.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“O Círio Naval já virou tradição, 21 anos, 21 edições, eu diria que isso aqui, na linguagem dos jovens, é um grande esquenta espiritual para o grande Círio de Nazaré”, disse o padre Oliveira na homilia. “As ruas de Val-del-Cans se transformam neste domingo. Nós viemos em procissão. A procissão é muito importante, é um símbolo da nossa fé”.
O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa em honra a Nossa Senhora de Nazaré, também chamada pelos devotos de “Rainha da Amazônia”. Mais de 2 milhões de pessoas costumam participar da procissão que percorre 3,6 km, seguindo a berlinda que leva a imagem de Nossa Senhora.
Acontece tradicionalmente no segundo domingo de outubro, neste ano, dia 13. Mas, conta com uma programação que se estende por vários dias, incluindo missas, momentos de adoração e 14 procissões.
É reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Deixe um comentário