19 de abr de 2024 às 10:49
“O Santo Padre, o papa Francisco, através do Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, declara, oficializa e proclama Nossa Senhora de Lourdes, padroeira oficial de toda a diocese de Apucarana e de todo o seu povo”, diz comunicado da diocese do centro-norte do Paraná, assinado pelo bispo dom Carlos José de Oliveira, pelo vigário geral, padre João Ozório de Oliveira, e pelo chanceler, padre Alexandre Freitas.
“Para nós, sempre foi óbvio que a Virgem de Lourdes é padroeira da diocese, que nasceu e cresce sob sua invocação. É nossa Materna Intercessora e Patrona, mas faltava a oficialização por parte do papa. Eis o que agora acontece, dando-nos, o Santo Padre, um calendário litúrgico próprio, com o dia 11 de fevereiro a ser celebrado como solenidade e 16 de abril, dia de santa Bernadette, com a categoria de festa”, acrescenta o comunicado.
Em mensagem intitulada “Somos oficialmente a diocese de Nossa Senhora de Lourdes”, o bispo de Apucarana recorda que a diocese foi criada em 28 de novembro de 1964 pelo papa Paulo VI e instalada em 28 de março de 1965. Como a cidade de Apucarana, escolhida como sede da diocese, já “tinha como padroeira Nossa Senhora de Lourdes”, toda a diocese “assumiu como sua padroeira a Virgem Mãe, a Senhora de Lourdes”.
“Tão natural e tão óbvio pareceu àquela porção do povo de Deus ter a Mãe de Jesus como intercessora de toda diocese, que assim se denominou. E, agora, próxima de completar seus 60 anos como diocese de Apucarana, o que era tão natural e óbvio se torna oficial”, diz dom Carlos José.
Para o bispo, a oficialização de Nossa Senhora de Lourdes como padroeira da diocese é “um presente de inestimável valor” na comemoração dos 60 anos da diocese, “fazendo-nos repensar no quanto a bondade de Deus se estende sobre seu povo”.
“Lembremo-nos queridos irmãos e irmãs, que Deus renova todas as coisas, sempre! Talvez estivéssemos acostumados a ter a Senhora de Lourdes de Lourdes como padroeira e, no cotidiano, não lhe déssemos a devida importância. Oficializado agora esse título, somos chamados, todos nós, a elevar nossa gratidão a Deus que, com seu Espírito Santo, moveu o Santo Padre a olhar para nossa diocese com estimado apreço, declarando como nossa padroeira a Mãe do próprio Deus”, diz.
“Tudo tem seu tempo e sua hora certa, e a hora para nós é essa: de expressar com nossas orações e ação de graças toda nossa alegria e gratidão por esse tão importante presente”, acrescenta.
Deixe um comentário