19 de abr de 2024 às 06:00
Hoje (19) é dia de são Geroldo, eremita e pai de dois beatos que, segundo uma antiga história, foi ajudado por um urso a construir o seu eremitério.
Na tradição da Igreja Católica da Áustria, conta-se a história de são Geroldo (900-978 aproximadamente), que era um homem muito rico e poderoso.
Um dia ele decidiu deixar, montado em um burro, seu ducado da Saxônia para buscar a Deus em paz. Ele disse que onde o animal se ajoelhasse, ali deveria se acomodar. A certa altura o animal parou, mas um anjo apareceu-lhe e encorajou-o a continuar o seu caminho.
Mais tarde, o burro não quis ir mais longe e prostrou-se no chão. Para ele esse foi o sinal de que tinha que se estabelecer no local.
Sua vida de profunda fé fez com que muitas pessoas o procurassem em busca de conselhos. Até os animais perderam o medo e se aproximaram dele.
Em certa ocasião, um urso se aproximou dele e deu sinais de que precisava de ajuda. São Geroldo viu atrás dele alguns cães de caça que o perseguiam e os afugentou.
Segundo a antiga história, o animal selvagem, em agradecimento, ajudou-o a construir o seu eremitério, onde o santo morou. Segundo o mosteiro de são Geroldo, o urso era seu companheiro.
O site dos santos Santi e Beati diz que são Geroldo teve dois filhos, o beato Cuno, também conhecido como Chamo, e o beato Ulrich. Eles foram à procura do pai e, por recomendação do santo, tornaram-se monges no mosteiro de Einsiedeln, atual Suíça.
Hoje, sobre o possível túmulo do eremita, está o Propstei St. Gerold da Áustria, um centro beneditino de espiritualidade e retiro onde os fiéis ou visitantes podem ter um espaço para reflexão e descanso.
Deixe um comentário