12 de jul de 2024 às 15:35
De 17 a 20 de julho, acontece a ‘Romaria dos 90 anos de falecimento do padre Cícero’, na basílica santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte (CE).
O servo de Deus Padre Cícero Romão Batista ou “Padim Cicço” como é conhecido e chamado por seus admiradores, nasceu em 1844, em Crato (CE). Foi ordenado padre em 1870 na capital cearense. Dois anos depois foi para a região de Juazeiro do Norte.
Um possível milagre ocorrido em 1889 transformou a vida do religioso e da cidade. Na capela de Nossa Senhora das Dores, a hóstia sangrou na boca de uma fiel. A notícia logo espalhou e o fato teria se repetido em público várias vezes. Juazeiro passou a receber peregrinos de vários lugares desde então.
Em 1894 padre Cícero foi punido com a suspensão da ordem, acusado de manipulação da crença popular pela Santa Sé. Proibido de celebrar missa e inconformado com a situação, o padre foi ao Vaticano, em 1898, pedir revogação da pena ao papa Leão XIII. Saiu de lá com a vitória, mas o bispo não aceitou e pediu revisão do resultado.
Em 1911, o distrito de Juazeiro foi elevado a município e o padre Cícero foi nomeado prefeito, realizando diversas benfeitorias.
Padre Cícero morreu em de julho de 1934, em Juazeiro do Norte, local que até hoje celebra seus feitos e obras.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Após um trabalho de revisão histórica sobre a causa de padre Cícero feito pela diocese de Crato, em 2014, a Santa Sé o reconciliou com a Igreja Católica. Em agosto de 2022, a Santa Sé autorizou a abertura do processo de beatificação, que aconteceu em 30 de novembro daquele ano.
Neste ano, os devotos de padre Cícero celebraram em 24 de março os 180 anos de nascimento do padre. No próximo dia 20, recordam os 90 anos de sua morte.
A romaria em Juazeiro do Norte terá como tema “Servo de Deus padre Cícero Romão, o missionário do Sertão” e lema “Meu padrinho, quantas saudades o senhor deixou entre nós”.
“O padre Cícero Romão deixou saudade, mas a gente sabe que a nossa fé é na ressureição e na vida eterna, haja vista que para os que creem em Deus a morte não tem a última palavra”, disse ao site da basílica o reitor, padre Cícero José.
“Para o ‘padim’ permanecer vivo em meio a nós é necessário praticar o que ele praticou e assumirmos o compromisso de sermos presença romeira e missionária de cuidado com o povo”, acrescentou.
A partir do dia 17 de julho, os fiéis vão começar o itinerário preparatório para o dia festivo, 20 de julho. Serão celebradas missas, haverá visitas ao túmulo do padre Cícero e quermesse. Uma novidade na programação deste ano é a primeira edição da romaria do clero diocesano de Crato, que acontecerá nos dias 19 e 20 de julho. No dia 19, haverá o “Arraiá” do Seu Vigário, evento com dinâmica de festa junina que será sediado na Praça do Romeiro.
Para conferir a programação completa da ‘Romaria dos 90 anos de falecimento do padre Cícero’, basta acessar AQUI.
Deixe um comentário