28 de jun de 2024 às 12:38
Oriana Milazzo, ex-jogadora de basquete da série A1 e atleta da seleção italiana, decidiu entregar sua vida ao Senhor. Aos 33 anos, idade de Cristo, abandonou a carreira esportiva para entrar para a vida contemplativa das Irmãs Pobres de Santa Clara.
Hoje (28) acontecerá a cerimônia de sua profissão solene, onde tomará o nome de Irmã Chiara Luce de Maria Dimora della Santissima Trinità, inspirada em santa Clara de Assis e na beata Chiara Badano.
A celebração acontecerá na Igreja de Santa Maria di Gesù de Alcamo, na província de Trapani, Sicília, sul da Itália, e será celebrada pelo ministro provincial da Sicília, frei Antonio Catalfamo. O evento será transmitido ao vivo no canal YouTube dos Frades Menores da Sicília.
Como começou o seu caminho espiritual
Oriana, nascida na comuna de Canicattì em 1991, dividiu a paixão pelo basquete com sua irmã Ilaria, as duas chegaram à série A1 e à seleção nacional. Foi esta paixão que inicialmente levou Oriana a Alcamo, onde conheceu a comunidade das Irmãs Pobres, graças a uma família de terciários franciscanos.
Depois, mudou-se para o município de Priolo Gargallo onde estreou na série A1 e depois foi convocada para a seleção nacional. “Havia algo que me faltava, sentia uma insatisfação em mim”, disse Oriana ao meio de comunicação italiano Avvenire.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Ela começou a dedicar mais tempo à participação na paróquia e começou a estudar medicina com o sonho de ser médica missionária. Depois, mudou-se para Roma para continuar os estudos, mas sentia que nem isso era suficiente para ela.
“Em meu coração, começaram as perguntas para entender qual era o meu lugar no mundo para o meu próprio bem”, disse ela.
Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madri 2011, a atleta sentiu com bastante clareza o chamado de Deus. Depois de um período de discernimento e formação, decidiu entrar para as Clarissas. Passou dois anos como postulante em Alcamo, um ano de noviciado em Città della Pieve e depois voltou para Alcamo para a profissão temporal em 2019. “Senti como se estivesse voltando para casa”, confessou.
Uma comunidade religiosa com história
O Mosteiro de Santa Chiara foi fundado em 18 de julho de 1545 por três irmãs de famílias nobres de Alcamo: Antonina, Angela e Alberta Mompilleri. Restauraram um grande conjunto de casas de família e lá começaram a vida religiosa, fixando-se também na Igreja dos Santos Cosme e Damião, adjacente ao mosteiro.
Do mosteiro também surgiu a Fraternidade OFS Santa Clara de Assis.
Deixe um comentário