Hoje é dia de santo Efrém, “a harpa do Espírito Santo”

Hoje é dia de santo Efrém, “a harpa do Espírito Santo”

“Façamos do nosso amor uma oferta grande e universal”, exortava o diácono santo Efrém, doutor da Igreja e chamado de “a harpa do Espírito Santo”.

Durante séculos, católicos e não católicos enriqueceram suas liturgias com homilias e hinos deste santo, cuja festa é celebrada hoje, 9 de junho

Santo Efrém nasceu em Nisibis, atual Nusaybin, Turquia, no ano de 306. Cresceu sem dar muita importância à religião, mas aos 18 anos recebeu o batismo e seguiu de perto são Tiago, bispo de Nisibis, com quem provavelmente participou do Concílio de Nicéia em 325.

Depois de uma longa luta e negociações, os persas tomaram Nisibis e os cristãos tiveram que fugir. O santo foi viver numa caverna aberta entre as rochas de um alto penhasco perto da cidade de Edessa e foi nessa austeridade e solidão que escreveu grande parte das suas obras espirituais.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Costumava descer a Edessa para pregar e o bispo nomeou-o diretor da escola de canto religioso, de onde saíram muitos maestros que davam solenidade às festas religiosas de várias paróquias. Com suas canções e composições, o santo defendia a doutrina

Conta-se que no final da vida viajou a Cesareia para visitar são Basílio. Em 372 houve uma grande fome em Edessa e santo Efrém encarregou-se de organizar os bens escassos e de ajudar os necessitados.

Ele morreu em 9 de junho de 373 e foi declarado Doutor da Igreja pelo papa Bento XV em 1920. Entre seus escritos, destaca-se uma lista com títulos à Mãe de Deus e a seguinte oração:

“Nossa Senhora Santíssima, Mãe de Deus, cheia de graça: Vós sois a glória de nossa natureza humana, por meio da qual nos chegam os dons de Deus. Vós sois o ser mais poderoso que existe, depois da Santíssima Trindade; a Medianeira de todos nós diante do mediador que é Cristo; sois a misteriosa ponte que une a terra ao céu, sois a chave que nos abre as portas do Paraíso; nossa Advogada, nossa Intercessora. Sois a Mãe Daquele que é o misericordioso e bom. Faz com que nossa alma seja digna de estar um dia à direita de teu único Filho, Jesus Cristo. Amém”.

FONTE: ACI Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ivaldo Lima

Graduado em Sistema para Internet e Comunicação Social, Radialista com especialização em Marketing Digital!
Graduando em Teologia Católica.
Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja e Ordem Social!