Um levantamento nacional divulgado pelo portal “Congresso em Foco”, referente ao ano de 2024, mostrou o índice de engajamento dos parlamentares às mais importantes iniciativas do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional. De acordo com o levantamento, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), Vice-Presidente do Senado Federal, foi o parlamentar paraibano que mais se alinhou às políticas públicas do governo Lula no Congresso.
O levantamento revelou que Veneziano votou favoravelmente a 94% das proposições encaminhadas pelo presidente Lula ao Congresso Nacional. A esse respeito, Veneziano comentou que “apoiar as iniciativas do presidente Lula em favor do Brasil é ajudar o país a voltar ao rumo do desenvolvimento econômico e social”. Daniella Ribeiro (PSD) votou favoravelmente me 88% das iniciativas de Lula e Efraim Morais (União Brasil) em 71%. No contexto geral Veneziano foi o 9º parlamentar mais alinhado às pautas de Lula, superando em muito senadores do Partido dos Trabalhadores, como senador Humberto Costa (PE) que teve 89%; Augusta Brito (CE) 93% e Teresa Leitão (PR), com 93%.
O índice de lealdade às pautas prioritárias do governo federal é calculado a partir das votações do parlamentar que seguiram ou não as iniciativas do governo. Votos iguais à orientação (sim ou não) aumentam o índice e qualquer opção diferente da orientação (seja sim, não, abstenção ou falta) diminui o índice de apoio às iniciativas do presidente Lula. Em termos nacionais, Veneziano é o único parlamentar paraibano que figura entre os 20 que mais se identificaram com as pautas prioritárias do governo, ocupando a décima quinta posição nacional.
Presidente do diretório estadual do MDB na Paraíba e candidato à reeleição em 2026, Veneziano Vital do Rêgo atraiu o apoio do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva quando disputou o governo do Estado no primeiro turno das eleições de 2022. Veja detalhes: https://congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso-nacional/veja-quais-senadores-votaram-mais-a-favor-e-contra-o-governo-lula-ate-agora/
Redação
Deixe um comentário