Tristan Sword e seu pai estavam sentados à beira de um lago alpino desfrutando de um piquenique. Depois de uma caminhada desafiadora para cima e para baixo no dia anterior, relaxar perto da água cristalina foi agradável.
Mas à medida que relaxavam, nuvens escuras começaram a cobrir o céu – uma tempestade de granizo se aproximava.
“As nuvens ficaram muito ruins”, diz o Life Scout de 15 anos. “Então, uau! Um pedaço de gelo me atingiu no rosto. Havia uma parede inteira de gelo caindo. Foi tão ruim.
Tristan e seu pai voltaram para o acampamento enquanto bolinhas de gelo do tamanho de bolas de gude caíam ao redor deles. Junto com o resto da Tropa 413, eles se amontoaram dentro de suas tendas, esperando a tempestade passar.
O granizo cobriu o terreno no dia seguinte, mas isso não perturbou os escoteiros. Eles eram veteranos. Durante toda a jornada, eles cruzaram campos nevados, enfrentaram altitudes impressionantes e lutaram contra enxames de mosquitos.
NAS MONTANHAS
Todo verão, os escoteiros de Torrance, Califórnia, dirigem-se à cordilheira ao longo do lado leste do estado para uma viagem de uma semana. A cordilheira de Sierra Nevada possui picos de montanhas com mais de 14.000 pés de altura.
No verão passado, a Tropa 413 percorreu cerca de 80 quilômetros nas Sierras, parando em lagos e tentando chegar ao cume de um pico de 3.600 metros ao longo do caminho. Montanhas rochosas brancas salpicadas de manchas de neve se projetavam acima das passagens e prados verdes com pinheiros e abetos onde a tropa acampava, às vezes perto de lagos.
“Ouvimos dizer que era um lugar lindo”, diz Joshua Terashima, um escoteiro de 14 anos. “Nosso objetivo era proporcionar a todos uma boa experiência.”
Para fazer isso, os Escoteiros precisavam estar preparados. Eles completaram duas caminhadas de treinamento com grandes mudanças de altitude, uma das quais exigiu que a tropa caminhasse pela neve.
“Aquela viagem na neve ajudou”, diz o escoteiro James Pinner, 17 anos. “Durante esta viagem, pudemos usar grampos pela primeira vez. Alguns de nós nunca ouvimos falar de crampons. Nesta viagem, acabamos caminhando na neve a maior parte do tempo. No primeiro dia, testamos nosso equipamento.”
ENFRENTANDO A ADVERSIDADE
Ter o equipamento certo pode tornar sua viagem mais agradável, principalmente se você souber como usá-lo. Os grampos com pontas proporcionam mais tração durante caminhadas na neve.
“Eles simplesmente prendem seus pés”, diz Jacob Kotleba, 14 anos, um Star Scout. “Você pisa um pouco na neve para facilitar a caminhada dos próximos caminhantes.”
Snow não foi o único desafio para o grupo. Eles também caminharam por riachos e mataram mosquitos. Alguns escoteiros experimentaram repelentes naturais de insetos, mas o que funcionou melhor foram os repelentes com DEET como ingrediente ativo. Cobrir o rosto e o pescoço com redes mosquiteiras também ajudou.
“Nosso dia mais longo foi provavelmente o segundo dia”, diz Micah Bernard, 14 anos, Star Scout. “Era direto para baixo e para cima. Foi um dia complicado.”
Após 19 quilômetros no segundo dia, o grupo tentou escalar um pico próximo. Não saiu como planejado. “Eu estava escalando e meu pé esquerdo escorregou”, diz Joshua. “Meus dedos dobrados totalmente para trás.”
Os rapazes cancelaram a tentativa de chegar ao cume para que pudessem cuidar do amigo ferido. A segurança e o bem-estar da sua tripulação devem estar sempre em primeiro lugar. Para estar preparado para uma viagem remota de alta aventura, você pode levar cursos de primeiros socorros em áreas selvagens oferecido pelo Escotismo América. Um líder adulto, ex-paramédico, enfaixou Joshua.
Quando os planos não acontecem do seu jeito, pode ser fácil ficar desanimado. Mas a Tropa 413 lembrou-se do Juramento e da Lei Escoteira. Eles motivaram uns aos outros durante seus devocionais diários.
“Trata-se de continuar, de sobreviver com a ajuda de Deus”, diz Elijah Pearson, um Star Scout de 14 anos. “É um ótimo momento de reflexão.”
EXPERIÊNCIA INCRÍVEL
No final da viagem, os rapazes refletiram sobre o que aprenderam: estar preparados, levar o equipamento certo e manter uma atitude positiva.
“Havia tão poucas reclamações”, diz James. “Para cada reclamação, havia cinco pessoas dizendo como podemos superar o problema.”
Quando você está cercado pela majestade natural, isso também ajuda você a manter sua perspectiva.
“Acho que todos nós nos divertimos muito”, diz Joshua. “Havia vistas incríveis para vermos a criação ao nosso redor e nos maravilharmos com o que Deus fez para nós.”
Saiba antes de ir
Ao caminhar em grandes altitudes, preste atenção à sua saúde. Dores de cabeça, perda de apetite, náuseas, insônia e exaustão incomum podem ser sinais de mal da montanha agudo.
A pressão atmosférica reduzida e os níveis mais baixos de oxigênio contribuem para esta doença, que pode ser mortal em casos graves. Mantenha-se hidratado e prepare sua subida, aclimatando-se à altitude mais elevada. Se você começar a sentir esses sintomas, pare ou comece a descer até se sentir melhor.
Viagem na neve
Use calçados especiais para ganhar tração e estabilidade na neve e no gelo. Para terrenos planos, coloque microespigões sobre os sapatos. Os dispositivos com pontas oferecem aderência suficiente para mantê-lo caminhando. Os grampos funcionam de forma semelhante, mas são mais adequados para encostas, pois os espinhos são maiores. Se você estiver caminhando em pó ou neve profunda, leve raquetes de neve para evitar afundar.
Deixe um comentário