Basílica mineira celebra primeiro jubileu do Sagrado Coração de Jesus

O santuário basílica Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG), celebra o primeiro jubileu do Sagrado Coração de Jesus que começou no dia 29 de maio e vai até o domingo (9).

O título de jubileu foi concedido pelo papa Francisco em 24 de janeiro deste ano, a pedido do arcebispo de Mariana, dom Airton José dos Santos, por causa da grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus no município de Conselheiro Lafaiete e porque neste ano se celebra os 150 anos da primeira consagração da arquidiocese ao Sagrado Coração de Jesus. 

Para o reitor, padre Euder Canuto, é significativo que o jubileu coincida com outras datas importantes, como “os 350 anos da aparição do Coração de Jesus a santa Margarida Maria Alacoque e os 180 anos da fundação do Apostolado da Oração no mundo”.

Com o título de jubileu, os fiéis que participarem das festividades em honra ao Sagrado Coração de Jesus no santuário basílica poderão lucrar a graça de uma indulgência plenária que é a remissão plena das penas temporais devidas pelos pecados já perdoados quanto à culpa. Para lucrar a indulgência plenária, é necessário cumprir os três requisitos básicos que são a confissão, a oração pelas intenções do papa e a comunhão eucarística na missa.

“Celebrar este Jubileu coincide providencialmente com tantos motivos autênticos de júbilo que nos inserem sempre mais na lógica do jeito de pensar e de sentir de Jesus e nos motivam a aproximarmo-nos mais e mais de seu Coração, procurando nos tornar mais imbuídos dos mesmos sentimentos e das mesmas atitudes de Cristo Jesus”, disse o padre Euder à ACI Digital.

Hoje (7), Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e feriado municipal em Conselheiro Lafaiete, é o dia central do jubileu com a celebração de sete missas, solene adoração ao Santíssimo e, às 20h30, será a renovação da consagração da arquidiocese de Mariana e solene entronização do Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria nos lares.

A palavra entronização significa colocar no trono. Segundo o seminarista da arquidiocese de Mariana, Eduardo Lucas Rocha, essa prática “surgiu como uma resposta da promessa feita por Jesus a santa Margarida dizendo que abençoaria as casas onde se achassem expostas e veneradas a imagem do Sagrado Coração”.

“Cada família que entroniza em seu lar o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria atendem ao apelo de Jesus, expresso em sua promessa: ‘A minha bênção permanecerá sobre a casa em que se achar exposta e venerada a imagem do meu Sagrado Coração’”, disse o seminarista.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“É um ritual bem simples”, no qual “as famílias que querem ser consagradas ao Sagrado Coração de Jesus, que querem ter também o coração de Jesus como o Rei de seus lares organizam um pequeno altar, colocam ali as imagens, ou o quadro que querem entronizar, com flores, velas e vivem a experiência da Igreja doméstica” acompanhando pela rádio ou internet as orações da entronização, disse.

Todos os anos o ritual da entronização é feito na sede da rádio e transmitido para toda a cidade. As famílias se reúnem em suas próprias casas e renovam a sua consagração. Este ano, de forma especial, a solene entronização será feita no santuário basílica, mas também contará com a transmissão da rádio e redes sociais.

150 anos da consagração da arquidiocese de Mariana ao Sagrado Coração de Jesus

A renovação da consagração ao Sagrado Coração de Jesus da arquidiocese de Mariana será celebrada hoje (7), às 20h30, pelo arcebispo de Mariana, dom Airton José dos Santos. 

A primeira consagração aconteceu em 8 de dezembro de 1874, na catedral de Mariana, feita pelo então bispo diocesano, dom Antônio Ferreira Viçoso.

Segundo o seminarista Eduardo Lucas, “a oração da consagração será feita com a mesma fórmula que foi consagrada por dom Viçoso há 150 anos. Também terminará com a bênção do Santíssimo Sacramento”, seguida da procissão motorizada. 

“As famílias que participam de seus lares se deslocam assim ao local de concentração onde a imagem do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria são transportadas”, disse o seminarista. “Elas percorrem as principais ruas e avenidas pedindo que a bênção do Sagrado Coração de Jesus desça copiosa sobre a nossa terra de Conselheiro Lafaiete que tem o centro de propagação da devoção ao Sagrado Coração de Jesus na arquidiocese de Mariana”.

Para ver a programação completa do jubileu clique AQUI.

FONTE: ACI Digital

Categories:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *