Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chega a Fortaleza

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chega amanhã (4) a Fortaleza (CE) e dá início a uma peregrinação por todo o Nordeste, culminando com a inauguração da réplica da capelinha das aparições, em 13 de outubro, em João Pessoa (PB). Trata-se da iniciativa Jornada Mariana no Nordeste, que recorda os 70 anos da primeira vez que a imagem peregrina de Fátima esteve na região.

“O objetivo da Jornada Mariana no Nordeste é levar ao caminho de Jesus, guiado por Maria. Essa jornada promove um conhecimento e uma vivência da mensagem de Fátima na memória do povo nordestino”, disse à ACI Digital José Eudes Lima, 40 anos, leigo consagrado do Movimento da Imaculada Conceição, que está organizando a Jornada Mariana no Nordeste.

Além do Movimento da Imaculada Conceição, a Jornada está sendo promovida em parceria com a arquidiocese de Fortaleza, Comunidade Um Novo Caminho, Comunidade Recado, Toca de Assis e Comunidade Casa da Paz, em João Pessoa (PB).

José Eudes contou à ACI Digital que o Movimento da Imaculada Conceição nasceu na década de 1950, “fruto da primeira visita de Nossa Senhora de Fátima aqui no Nordeste”. Na década de 1950, a primeira imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima percorreu o mundo “e passou em várias regiões do Brasil”.

“Quando a imagem peregrina visitou o Nordeste na década de 1950, deixou marcas no povo de milagres, curas, em nossos avós, nossos pais. Isso gerou muita devoção no Nordeste,  pessoas com nome Fátima, templos foram construídos em honra à Senhora que veio lá da Cova da Iria e olhou por esse Nordeste tão sofrido”, disse.

“Nossos avós começaram a se reunir e isso foi gerando grupos de oração, com objetivo de conhecer, viver e difundir a mensagem de Fátima. Também essa vivência dessa mensagem de Fátima nos chama para a caridade com os outros”, disse. Atualmente, o movimento está presente nos Estados do Ceará, Paraíba e Piauí.

Segundo José Eudes, a ideia da Jornada Mariana no Nordeste surgiu em 2019, nos cem anos da capelinha das aparições de Fátima. “Estudando sobre a capelinha, venho no nosso coração construir uma capelinha no Nordeste. Só que queríamos que tivesse ligação direta com Fátima, Portugal”, disse. Por isso, escreveram para o reitor do santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, que “não só aprovou a construção, como também enviou a planta da capelinha para que fosse construída aqui no Nordeste uma réplica tal qual está lá em Fátima”.

“A partir dessa construção da capelinha, nasce a Jornada Mariana”, disse. E, para isso, precisavam “de um símbolo mariano que levasse, da mesma forma que na década de 1950, essa mensagem de esperança, que é a mensagem de Fátima, a todo o povo”. Novamente, escreveram para o santuário em Portugal, que enviou a imagem peregrina.

“A imagem que vem é doada pelos portugueses”, ressaltou. Não se trata de uma das treze imagens peregrinas que o santuário de Fátima possui e costuma enviar em peregrinação. “É uma imagem doada para nós. Como a construção da capelinha tem ligação com o santuário de Fátima, a imagem se torna uma imagem peregrina da capelinha aqui do Nordeste”, disse.

Depois de peregrinar por todo o Nordeste, a imagem já tem programadas peregrinações ao Paraguai e a Alemanha, disse José Eudes. Quando não estiver em peregrinação, ficará na capelinha das aparições em João Pessoa.

A réplica capelinha das aparições em João Pessoa fica na Comunidade Casa da Paz. “O terreno cedido fica dentro da comunidade, mas todas as dioceses do Nordeste estão apoiando”, disse José Eudes. Além dessa, há várias outras réplicas da capelinha em diferentes países do mundo, sendo que a primeira delas foi construída no Rio de Janeiro (RJ).

Peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Nordeste

Para José Eudes, a peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima pelo Nordeste será “um marco”, começando com “a acolhida da imagem em Fortaleza”. Segundo ele, a maioria dos Estados do Nordeste vai participar. “Estão formando caravanas de ônibus, pessoas da Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, interior do Ceará, todo mundo está vindo para acolher Nossa Senhora que chega amanhã e fazer solenemente essa abertura da Jordana”, disse.

“Daqui ela vai andar todo o Nordeste, lembrando a passagem de 1950, levando esperança para este povo e dizendo ‘no dia 13 de outubro, aniversário da última aparição, todo Nordeste estará reunido em João Pessoa’. João Pessoa será a Cova da Iria”, acrescentou.

A programação da peregrinação de Nossa senhora de Fátima pelo Nordeste pode ser acessada no Instagram da Jornada Mariana no Nordeste ou nos sites das arquidioceses de Fortaleza e João Pessoa, disse José Eudes.

A acolhida da imagem amanhã acontecerá a partir das 14h, no Ginásio Paulo Sarasate. A programação inclui momentos de louvor, oração, pregação e missa.



FONTE: ACI Digital

Categories:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *