Silvio Santos foi candidato à presidência do Brasil com paraibano como vice; relembre o episódio que marcou a política do país

Silvio Santos foi candidato à presidência do Brasil com paraibano como vice; relembre o episódio que marcou a política do país

Neste sábado (17), o Brasil se despediu de Silvio Santos, que faleceu aos 93 anos, deixando um legado imensurável na televisão. Mas nem todos sabem ou se lembram que o apresentador chegou a ser candidato à presidência da República em 1989, em um episódio que marcou a história política do país. E ao seu lado, como vice, estava o ex-senador paraibano Marcondes Gadelha.

O ano era 1989 e o Brasil se preparava para a primeira eleição presidencial direta desde o fim da ditadura. Surpreeendendo a muitos, 15 dias antes do pleito, Silvio Santos anunciou sua candidatura, rapidamente conquistando 29% das intenções de voto e ultrapassando Fernando Collor, que caiu para 18%.

Na Paraíba, Silvio chegou a impressionantes 78% de apoio popular, de acordo com pesquisas.

Sua candidatura também chamou a atenção da mídia internacional, sendo destaque em veículos como o Clarim, de Buenos Aires, o Le Monde, da França, e o The New York Times, dos Estados Unidos.

No entanto a candidatura não seguiu adiante já que dias antes da eleição, em 9 de novembro de 1989, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, por unanimidade, o registro da candidatura de Silvio Santos, alegando que seu partido não cumpria as exigências legais necessárias.

Esses fatos e os bastidores da candidatura relâmpago estão registrados no livro “Sonho Sequestrado: Silvio Santos e a Campanha Presidencial de 1989″, escrito pelo próprio Marcondes Gadelha.

“Hoje, com 90 anos, me pergunto se teria sido bom para mim, para a minha família, para a minha televisão e para as pessoas que gostam de mim ter colocado a faixa verde e amarela que estampa a capa deste excelente livro. Sei, porém, que teria sido bom para a causa. E isso me basta. O desafio, então, estava aceito em qualquer circunstância” diz Silvio Santos em uma carta publicada na abertura do livro, em 2020.

Neste sábado, nas redes sociais, o deputado federal Leonardo Gadelha, filho de Marcondes, destacou a confiança entre seu pai e Silvio Santos. Ele relembrou que Marcondes foi a única pessoa autorizada pelo apresentador a utilizar sua imagem em campanhas políticas, afirmando que “a confiança era o alicerce desse bem querer mútuo”.

Para quem deseja conhecer mais detalhes dessa curiosa passagem da história política brasileira, o sousense Gabriel Mariz Veras fez um vídeo contando essa história. É uma oportunidade para reviver um momento único da trajetória de Silvio Santos, não apenas como apresentador, mas também como uma figura inesperada na política nacional.

Confira:

PB Agora



FONTE: PB Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ivaldo Lima

Graduado em Sistema para Internet e Comunicação Social, Radialista com especialização em Marketing Digital!
Graduando em Teologia Católica.
Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja e Ordem Social!