No dia 13 de fevereiro será realizado o Seminário Nordestino Vidas Interrompidas, evento que discutirá a temática do suicídio e o papel das universidades e demais instituições educacionais na prevenção e na adoção de políticas de acolhimento das pessoas em sofrimento psíquico. A organização e iniciativa é do Fórum Nacional de Prevenção e Posvenção do suicídio nas (das) Universidades e Educação Básica, núcleos Nordeste/Sudeste que se uniram para sequenciar e regionalizar os debates que já vínhamos realizando em âmbito nacional.
O evento ocorrerá em dois polos presenciais: Juazeiro do Norte/CE e João Pessoa – PB. A programação do polo presencial de João Pessoa, será transmitida para os demais estados e se realizará às 14h, no Auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A mesa “suicídio , Políticas Públicas e Instituições Educacionais” terá a mediação da cientista social e suicídiol0gist@ Elisabete Reges e contará com a participação da sanitarista Heloísa Wanick, que debaterá a Notificação das tentativas de suicídio: um passo disparador para a prevenção de vidas interrompidas pelo suicídio. Na sequência, o psicólogo da Clínica-Escola de Psicologia do CCHLA exporá o tema Determinantes regionais e políticas de prevenção ao s#ic1di0 – reflexões e desafios e por fim, o psicólogo e professor da Uninassau Juan Medeiros falará sobre a temática Entre a teoria e a prática na LASSIN (Liga Acadêmica de suicídiologi@ e Sentido.
O Seminário além de ampliar a discussão sobre a temática, repercute a experiência exitosa do Programa Vidas Preservadas, uma iniciativa do Ministério Público do Ceará e diversas instituições que atuam em parceria na prevenção ao suicídio. A abertura do evento compartilhado acontecerá na cidade do Juazeiro do Norte, na manhã do dia 13, seguida de uma mesa que debaterá o tema Vidas Preservadas, com diversos profissionais que participam da ação.
As inscrições são gratuitas, com direito a certificado de participação e poderão ser feitas pelo link ou QR code: https://forms.gle/mEu82LkfeVnTvreR9
Deixe um comentário