Seminário vai debater papel das universidades na prevenção ao suicídio, em JP

Seminário vai debater papel das universidades na prevenção ao suicídio, em JP

No dia 13 de fevereiro será realizado o Seminário Nordestino Vidas Interrompidas, evento que discutirá a temática do suicídio e o papel das universidades e demais instituições educacionais na prevenção e na adoção de políticas de acolhimento das pessoas em sofrimento psíquico. A organização e iniciativa é do Fórum Nacional de Prevenção e Posvenção do suicídio nas (das) Universidades e Educação Básica, núcleos Nordeste/Sudeste que se uniram para sequenciar e regionalizar os debates que já vínhamos realizando em âmbito nacional.

O evento ocorrerá em dois polos presenciais: Juazeiro do Norte/CE e João Pessoa – PB.  A programação do polo presencial de João Pessoa, será transmitida para os demais estados e se realizará às 14h, no Auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A mesa “suicídio , Políticas Públicas e Instituições Educacionais” terá a mediação da cientista social e suicídiol0gist@ Elisabete Reges e contará com a participação da sanitarista Heloísa Wanick, que debaterá a Notificação das tentativas de suicídio: um passo disparador para a prevenção de vidas interrompidas pelo suicídio. Na sequência, o psicólogo da Clínica-Escola de Psicologia do CCHLA exporá o tema Determinantes regionais e políticas de prevenção ao s#ic1di0 – reflexões e desafios e por fim, o psicólogo e professor da Uninassau Juan Medeiros falará sobre a temática Entre a teoria e a prática na LASSIN (Liga Acadêmica de suicídiologi@ e Sentido.

O Seminário além de ampliar a discussão sobre a temática, repercute a experiência exitosa do Programa Vidas Preservadas, uma iniciativa do Ministério Público do Ceará e diversas instituições que atuam em parceria na prevenção ao suicídio. A abertura do evento compartilhado acontecerá na cidade do Juazeiro do Norte, na manhã do dia 13, seguida de uma mesa que debaterá o tema Vidas Preservadas, com diversos profissionais que participam da ação.

As inscrições são gratuitas, com direito a certificado de participação e poderão ser feitas pelo link ou QR code: https://forms.gle/mEu82LkfeVnTvreR9

FONTE: PB AGORA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ivaldo Lima

Graduado em Sistema para Internet e Comunicação Social, Radialista com especialização em Marketing Digital!
Graduando em Teologia Católica.
Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja e Ordem Social!