Eleito para um novo mandato presidencial dos EUA, o republicano Donald Trump toma posse nesta segunda (20).em Washington e não irá contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do ex-presidente Jair Bolsonaro. No entanto, o deputado federal paraibano, Cabo Gilberto (PL), e mais 20 políticos brasileiros estarão presentes nas solenidades.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi convidado para a posse. A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, vai representar o governo brasileiro no evento.
O ex-presidente Bolsonaro teve o passaporte retido por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e não viajou até os Estados Unidos.
Bolsonaro é investigado por suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. Sua esposa, Michelle Bolsonaro, viajou para os Estados Unidos neste fim de semana para representá-lo na solenidade. O filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro, também irá acompanhar a posse de Trump.
Além de Eduardo Bolsonaro, 19 deputados federais confirmaram que estarão presentes na posse, além do senador Jorge Seif (PL-SC).
O número é menor do que os 39 parlamentares de oposição que manifestaram interesse em comparecer ao evento. Nenhum dos parlamentares está em missão oficial como representante do Poder Legislativo. D
A cerimônia ocorrerá no Capitólio, em Washington, D.C, reunindo celebridades e aliados de Trump. Nomes como o do presidente da Argentina, Javier Milei, e da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, foram confirmados no evento. Também devem comparecer Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg.
A Casa Branca confirmou, ainda em novembro, que Joe Biden estará presente na posse de Donald Trump. Derrotada nas urnas em 2024, Kamala Harris também teve sua presença confirmada.
O ex-presidente Barack Obama também é esperado no evento, mas a ex-primeira-dama Michelle Obama não comparecerá à posse deste ano, de acordo com seu gabinete.
PB Agora
Deixe um comentário