23 de jul de 2024 às 16:42
O secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, encontrou-se hoje (23) com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ao final de uma visita diplomática ao país.
Zelensky escreveu em uma publicação na rede social X que teve “um encontro significativo” com Parolin e está “grato pelo apoio do cardeal ao nosso país e povo”.
Antes, Parolin tinha visitado o hospital infantil Okhmatdyt, em Kiev. O maior hospital pediátrico do país reabriu parcialmente no início da semana passada, uma semana depois de ter sido seriamente danificado em um ataque pelo qual os ucranianos culpam a Rússia, em 9 de julho.
A Rússia negou responsabilidade pelo ataque, que teria ferido dezenas de crianças que recebiam tratamento no hospital.
Segundo Zelensky, Parolin e ele discutiram principalmente as decisões da cúpula internacional sobre a paz na Ucrânia, realizada na Suíça no mês passado, e o papel da Santa Sé em facilitar a paz.
Zelensky também disse que conversaram sobre os ataques aéreos em andamento da Rússia, a situação humanitária no país, e os resultados do encontro do presidente com o papa Francisco durante a cúpula do G7 na Itália no mês passado.
A Secretaria de Estado da Santa Sé disse em uma publicação no X que Parolin “reiterou a proximidade e o comprometimento do papa em encontrar uma paz justa e duradoura” em seu encontro com Zelensky.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Parolin também encontrou-se ontem (22) com o primeiro-ministro ucraninano Denys Shmyhal, e o presidente do parlamento, Ruslan Stefanchuk.
Hoje (23) é o último dia completo da viagem de Parolin à Ucrânia entre 19 e 24 de julho. Foi a primeira visita do diplomata ao país desde o início da guerra com a Rússia em 2022.
O cardeal também celebrou uma missa para católicos ucranianos de rito latino no santuário mariano de Berdychiv no domingo (21), viajou para a cidade portuária de Odessa, severamente danificada, e encontrou-se com líderes católicos e ortodoxos, incluindo o arcebispo-mor de Kiev e líder da Igreja Greco-Católica Ucraniana, dom Sviatoslav Shevchuk.
Deixe um comentário