Vinte e nove reeducandos do Sistema Penitenciário da Paraíba tiveram suas inscrições deferidas no processo seletivo para ingresso em cursos de graduação na modalidade educação à distância – EAD (2025.1) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desse total, 20 são do Presídio Sílvio Porto, em João Pessoa, para o curso de Ciências Agrárias; e nove reeducandos do Presídio Padrão de Santa Rita, para diversos cursos, incluindo Licenciatura em Pedagogia e Matemática.
O secretário de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves, parabenizou a todos pela conquista. “Nosso reconhecimento ao trabalho das equipes de Educação da Gerência de Ressocialização da Seap e da Secretaria da Educação, profissionais compromissados com o processo de ressocializar pessoas em privação de liberdade, em suas etapas de alfabetização, ensinos fundamental e médio e preparação para cursos de nível superior. Sigamos colaborando com o recomeço de vidas na educação e no mercado de trabalho”, enfatizou.
Recentemente foi inaugurado no Presídio Padrão de Santa Rita um laboratório de informática, equipamento que vai possibilitar os nove futuros universitários a cursarem na modalidade de ensino à distância na UFPB.
O gerente executivo de Ressocialização da Seap, João Sitônio Rosas, destaca a conquista desses reeducandos rumo à Universidade Federal da Paraíba, uma das mais conceituadas do Brasil. “Esse resultado é a materialização do fortalecimento das políticas públicas e sociais que o Governo da Paraíba realiza no sistema penal. Essas pessoas retornarão à sociedade de forma muito mais qualificada, contribuindo, assim, com a reinserção no mercado de trabalho e, consequentemente, diminuição dos índices de reincidência criminal”.
Deixe um comentário