Relíquias de são Pio de Pietrelcina estão na arquidiocese do Rio de Janeiro

Relíquias de são Pio de Pietrelcina estão na arquidiocese do Rio de Janeiro

As relíquias de são Pio de Pietrelcina chegaram ontem (2) à arquidiocese do Rio de Janeiro e percorrerão várias paróquias até amanhã (4).  As relíquias são: crosta das feridas, gaze de algodão com manchas de sangue, mecha de cabelo, luva, e pedaço do manto.

A palavra relíquia vem do latim relictum, que significa resto, portanto, são restos dos corpos dos santos ou objetos que eles utilizaram durante a sua vida. A veneração das relíquias faz parte da piedade popular. Rezar diante delas deve levar o fiel a louvar a ação de Deus na vida dos santos que se entregaram totalmente a Ele e levá-lo para mais perto de Deus.

As relíquias de são Pio chegaram à cidade graças ao pedido do arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, à Fundação São Pio, responsável pela peregrinação.

“A oportunidade em venerar as relíquias de São Padre Pio certamente irá aumentar o fervor da fé de nossos fiéis, a parcela do rebanho de Cristo a nós confiada”, diz a carta de dom Orani à fundação, segundo o site da arquidiocese.

A Fundação São Pio tem sede em Nova York (EUA) e é uma organização beneficente sem fins lucrativos que promove o legado e os ensinamentos do padre Pio.

Depois, as relíquias irão para a diocese de Nova Friburgo, cidade de Macaé, onde estarão de 6 a 7 de maio na paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Na segunda-feira (6), haverá a missa às 19h celebrada pelo bispo diocesano, dom Luiz Antônio Lopes Ricci

Quem foi o padre Pio?

Padre Pio nasceu em Pietrelcina, Itália, em 25 de maio de 1887. Seu nome era Francisco Forgione e tomou o nome de frei Pio de Pietrelcina em honra a são Pio V, quando recebeu o hábito de franciscano capuchinho.

Durante sua vida, atribuíram-lhe muitos milagres como curas, diziam que podia ler as almas, levitar e o dom da bilocação.

Seu corpo permaneceu incorrupto até anos depois da sua morte e foi enviado a Roma em fevereiro de 2016, como parte do programa do Jubileu da Misericórdia. Foi canonizado em 2002 pelo papa João Paulo II, que o conheceu quando ainda estava vivo.

Abaixo, a programação da peregrinação das relíquias de são Pio:

Dia 3 de maio, sexta-feira

8h às 13h: Paróquia Nossa Senhora da Paz, na Rua Visconde de Pirajá, 339, em Ipanema

14h às 19h: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Rua Monsenhor Amorim, 34, no Engenho Novo.

19h às 20h: Paróquia São Pio, na Estrada do Sumaré, 818, Rio Comprido (Turano).

Dia 4 de maio, sábado

8h às 12h: Catedral Metropolitana de São Sebastião, na Avenida Chile, 245, no Centro.

FONTE: ACI Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ivaldo Lima

Graduado em Sistema para Internet e Comunicação Social, Radialista com especialização em Marketing Digital!
Graduando em Teologia Católica.
Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja e Ordem Social!