Uma antiga profecia de São Malaquias prevê que o Papa Francisco será o último dos papas e que o fim de seu papado irá representar a desolação do mundo e o fim de Roma. Conheça mais sobre o texto
Acomunidade católica de todo o mundo se uniu nos últimos dias em uma corrente de oração pela saúde do Papa Francisco, que enfrenta um quadro de saúde debilitado, diagnosticado com uma pneumonia bilateral. O quadro fez o líder máximo da Igreja cancelar sua agenda oficial para se recuperar.
A condição gerou preocupações sobre a saúde do papa de 88 anos, inclusive sobre a capacidade dele em continuar exercendo suas funções após uma recuperação.
A discussão sobre o possível fim da carreira de Papa Francisco acabou ressuscitando uma questão polêmica: uma antiga profecia creditada sobre a extinção dos Papas, o fim de Roma e a desolação do mundo.
A “Profecia dos Papas” é um documento descoberto em 1590 e supostamente escrito por São Malaquias, um bispo do século 12 que foi posteriormente santificado. O documento trata-se de um conjunto de 112 lemas em Latim, em que cada um descreveria o destino dos últimos papas – sendo que o Papa Francisco é o 112° a ocupar o cargo máximo da Igreja Católica.
Sobre o último papa apresentado na profecia, São Malaquias afirma que ele será o “último Papa do Deus verdadeiro”, e que irá reinar durante a “suprema desolação do mundo”, ainda que “alimentará seu rebanho entre muitas turbulências, e então a cidade das sete colinas será destruída e o formidável juiz julgará o seu povo”, em uma possível referência ao fim de Roma, onde fica o Vaticano.
A Igreja Católica questiona a veracidade do documento e prefere não utilizar o termo “profecia”, que se refere exclusivamente às previsões contidas na Bíblia.
VEJA ALGUMAS DAS PROFECIAS PASSADAS E O QUE SIGNIFICAM
O perseguido
- LEMA – “Aquila Rapax” (“Águia de rapina”)
- PAPA – Pio 7
- PAPADO – De 1800 a 1823
- A interpretação que justifica a atribuição do lema é que esse líder viveu durante o domínio militar de Napoleão Bonaparte, cujo símbolo era uma águia imperial.
O crucificado
- LEMA – “Crux de Cruce” (“Cruz da cruz”)
- PAPA – Pio 9
- PAPADO – De 1846 a 1878
- As cruzes seriam metáforas para as dificuldades que enfrentou. Seu pontificado foi afetado pela Revolução Italiana (1848-1859) e ele ainda morreu enclausurado no Vaticano.
O iluminado
- LEMA – “Lumen in Coeluo” (“Luz no céu”)
- PAPA – Leão 13
- PAPADO – De 1878 a 1903
- Embora tenha sido um papa rígido, era também um amante das ciências e das artes. Foi considerado um “iluminado” por estar à frente de seu tempo.
O estrelado
- LEMA – “Ignis Ardens” (“Estrela ardente”)
- PAPA – Pio 10
- PAPADO – De 1903 a 1914
- O lema completo é “Ignis Ardens Funatus de Littore Veniet”. O escudo desse papa tinha uma estrela (“Ignis Ardens”) e ele mesmo no mar de Veneza (“de Littore Veniet”).
O breve
- LEMA – “De Medietate Lunae” (“Pelo período de uma Lua”)
- PAPA – João Paulo 1º
- PAPADO – 1978
- O italiano morreu de um provável ataque cardíaco 33 dias após assumir o pontificado. Ou seja,ficou no cargo aproximadamente o tempo de um ciclo lunar.
O trabalhador
- LEMA – “De Labore Solis Optimo” (“Pelo excelente trabalho do Sol”)
- PAPA – João Paulo 2º
- PAPADO – De 1978 a 2005
- Pode se referir ao incansável empenho de João Paulo 2: ele foi o papa que mais viajou ao redor do mundo. Ou ao fato de que nasceu e morreu em dias norreu em dias com eclipse solar.
O penúltimo
- LEMA – “Gloria Olivae” (“Glória da oliveira”)
- PAPA – Bento 16
- PAPADO – De 2005 a 2013
- Era da Ordem de São Bento, cujo símbolo é uma oliveira. E foi o primeiro papa pertencente à Ordem dos Olivetanos, também conhecidos como beneditinos.
O desolador
A profecia dizia que”Tu, in desolacione suprema sede. Ecce Petrus Romanus, ultimus Dei veri Pontifex!”, traduzido como “Na suprema desolação do mundo, reinará Pedro, o Romano, o último papa do Deus verdadeiro!” Ainda segundo São Malaquias, esse papa “alimentará seu rebanho entre muitas turbulências, e então a cidade das sete colinas será destruída e o formidável juiz julgará o seu povo”. A cidade seria Roma, onde fica o Vaticano.
LEMA – “Petrus II” (“Pedro 2º”)
PAPA – Francisco
PAPADO – A partir de 2013
DOL.com
Deixe um comentário