5 de fev de 2025 às 16:00
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está no Vaticano desde ontem (4) fazendo a visita anual aos vários Dicastérios da Cúria Romana e ao papa Francisco. A visita, que vai até o dia 10 de janeiro, tem como objetivo “partilhar as realidades da Igreja no Brasil e ouvir direcionamentos do Santo Padre e dos dicastérios de Roma para a evangelização em nosso país”, diz a CNBB.
A atual presidência da CNBB é composta pelo arcebispo de porto alegre (RS), dom Jaime Spengler, presidente da CNBB; o arcebispo de Goiânia (GO), dom João Justino de Medeiros Silva, primeiro vice-presidente da CNBB; o arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, segundo vice-presidente da CNBB; e o bispo auxiliar de Brasília, dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB.
A presidência se reuniu hoje (5) com o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin. “É sempre um momento muito importante de comunhão entre a Igreja do Brasil e a Santa Sé”, disse Parolin, segundo o site da CNBB. Foi um momento “de compartilhar as luzes, as sombras e as esperanças que caracterizam a Igreja no Brasil”, continuou.
“Sabemos que caminhamos todos na mesma direção, e nos encorajamos a fazê-lo sempre com maior eficácia para que o Evangelho possa ser anunciado e a Igreja possa realmente realizar a sua missão em todos os níveis”, disse Parolin.
Os bispos também tiveram hoje audiências com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e com a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos. A Audiência com o papa Francisco está marcada para amanhã (6) às 8h (hora de Roma).
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Para o bispo auxiliar de Brasília, dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB o encontro anual com o papa é “uma oportunidade de ouvir o que o Santo Padre e os Dicastérios têm a nos dizer”.
As audiências de ontem (4) foram com o Dicastério para os Bispos, para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, para a Cultura e a Educação e o Dicastério para o Clero. Os bispos da presidência também se encontraram com a Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores.
“Foi uma oportunidade, penso, privilegiada, para apresentar o que a nossa Conferência vem desenvolvendo ao longo do tempo”, disse o arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, presidente da CNBB, em vídeo divulgado pela entidade. “Fomos ouvidos com muito respeito e, eu diria assim, muita receptividade”.
A CNBB preparou o relatório CNBB 2024 – No caminho sinodal, rumo ao Ano Jubilar sobre a caminhada da Igreja no Brasil em 2024 para apresentar ao papa e aos dicastérios. O relatório fala do compromisso da Igreja no Brasil com o Sínodo sobre a Sinodalidade e o Jubileu da Esperança.
Deixe um comentário