28 de out de 2024 às 09:50
A Igreja celebra hoje (28) a festa de são Judas Tadeu, um dos 12 apóstolos de Jesus.
Acredita-se que ele tenha escrito a carta de são Judas, um dos livros mais curtos da Bíblia, e que tenha sido martirizado em Beirute, atual Líbano, por volta de 65 d.C. Ele é normalmente representado com um machado ou uma clava, que simboliza o modo como morreu, e com uma chama acima de sua cabeça, que faz referência ao Pentecostes.
Embora são Judas não seja muito mencionado na Bíblia e tenha apenas uma citação atribuída a ele no Evangelho de são João (cf. Jo 14, 22), esse apóstolo silencioso é extremamente popular entre os católicos hoje em dia. Sua popularidade provavelmente decorre de seu patrocínio de causas impossíveis. Diz-se que uma experiência que são Judas teve enquanto estava na cidade de Edessa é a razão pela qual ele é associado a situações “impossíveis”.
Segundo o antigo historiador da Igreja Eusébio de Cesareia, enquanto Jesus ainda estava vivo, o governante Abgar V de Edessa foi afligido por uma doença incurável e dolorosa. Ele tinha ouvido falar dos milagres de Jesus e escreveu-lhe uma carta pedindo uma visita. Jesus respondeu que enviaria um de seus discípulos.
Depois da ascensão de Jesus ao céu, são Judas foi evangelizar perto da cidade de Edessa e foi visitar Abgar. São Judas impôs as mãos sobre o governante doente, e ele teria sido curado instantaneamente.
Muitas pessoas optam por carregar a imagem de são Judas em uma medalha ou como um pingente em um colar para conforto e para invocá-lo em momentos de necessidade e cura.
A Igreja celebra sua festa no mesmo dia que a de são Simão, que também era considerado primo de Jesus e acredita-se que tenha viajado para a Pérsia com são Judas, onde ambos foram martirizados.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Oração a são Judas Tadeu
A oração abaixo pode ser rezada na festa de são Judas ou em qualquer momento em que sua intercessão for necessária:
São Judas Tadeu, glorioso apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus, o nome do traidor é causa de serdes esquecido por muitos, mas a Santa Igreja honra-vos e invoca-vos universalmente como padroeiro de casos desesperados, sem remédio.
Intercedei por mim que sou tão miserável pondo em prática, eu vo-lo rogo, o privilégio particular que vos é concedido a fim de trazer ajuda pronta e visível onde isso é quase impossível.
Vinde valer-me nessa grande necessidade para que eu possa receber as consolações e socorros do Céu em todas as minhas aflições, necessidades e sofrimentos, particularmente (aqui dizer a graça que deseja obter) e que possa bendizer a Deus convosco e todos os eleitos por toda a eternidade.
Eu vos prometo, bem aventurado São Judas Tadeu, ter sempre presente esta grande graça e não cessar de honra-vos,como meu especial e poderoso Padroeiro e farei quanto possa para espalhar a devoção para convosco. Amém.
Deixe um comentário