7 de set de 2024 às 00:01
Nossa Senhora do Brasil é um título da Virgem Maria a cuja devoção há uma paróquia dedicada em São Paulo (SP). Fundada em 1942, por José Gaspar de Afonseca e Silva, no bairro Jardim América, a igreja celebra a devoção a Nossa Senhora do Brasil no dia da Independência do Brasil, 7 de setembro.
Este ano, a missa solene será no domingo (8) às 18h30. Uma procissão vai percorrer ruas do bairro e a imagem de Nossa Senhora do Brasil vai ser coroada depois da missa.
Segundo o padre Michelino Roberto, pároco da igreja, Nossa Senhora do Brasil é um título mariano cujo nome original é Nossa Senhora Mãe dos Divinos Corações. A devoção portuguesa a esse título foi trazida ao Brasil pelos missionários jesuítas. A primeira foi feita a pedido de são José de Anchieta, que queria uma imagem brasileira, com feições indígenas, com Nossa Senhora com o coração traspassado com espinhos e apresentando seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, também com um coração ardente de amor. A imagem passou depois aos cuidados dos freis capuchinhos em Recife (PE).
Depois da invasão holandesa do Nordeste e da expulsão dos capuchinhos da região, os freis levaram a imagem para a igreja-mãe da ordem em Nápoles, Itália, onde foi chamada pelos napolitanos de Nossa Senhora dos Divinos Corações do Brasil. Mais tarde, a imagem passou a ser conhecida como La Madonna del Brasile (Nossa Senhora do Brasil).
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo o padre Michelino, a devoção foi se espalhando por Nápoles depois de pedidos, orações e graças alcançadas por fiéis da cidade italiana. A devoção cresceu depois que a imagem de Nossa Senhora resistiu intacta a um incêndio que destruiu o convento que a abrigava.
No Brasil, segundo o padre Michelino, a devoção a Nossa Senhora do Brasil está se espalhando “devagar”.
“Numa simplicidade, afeto e amor a Maria, Nossa Senhora. Ela tem um apelo muito grande diante dos noivos que gostam de se casar aqui, porque quando entram aqui acham a imagem muito bonita e sentem-se arrebatados por uma paz interior que eu acredito que é a pura graça de Deus”, disse o pároco à ACI Digital sobre a devoção da congregação da paróquia a Nossa Senhora do Brasil.
O padre também diz que o trabalho apostólico feito na paróquia, especialmente entre casais e jovens, leva a muitas conversões pela intercessão de Nossa Senhora do Brasil. A paróquia tem grupos de leigos que divulgam a consagração a Nossa Senhora segundo o método de são Luís Maria Grignion de Montfort, autor do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria.
Deixe um comentário