Paróquia em São Paulo celebra Nossa Senhora do Brasil no Dia da Independência

Paróquia em São Paulo celebra Nossa Senhora do Brasil no Dia da Independência

Nossa Senhora do Brasil é um título da Virgem Maria a cuja devoção há uma paróquia dedicada em São Paulo (SP). Fundada em 1942, por José Gaspar de Afonseca e Silva, no bairro Jardim América, a igreja celebra a devoção a Nossa Senhora do Brasil no dia da Independência do Brasil, 7 de setembro.

Este ano, a missa solene será no domingo (8) às 18h30. Uma procissão vai percorrer ruas do bairro e a imagem de Nossa Senhora do Brasil vai ser coroada depois da missa.

Segundo o padre Michelino Roberto, pároco da igreja, Nossa Senhora do Brasil é um título mariano cujo nome original é Nossa Senhora Mãe dos Divinos Corações. A devoção portuguesa a esse título foi trazida ao Brasil pelos missionários jesuítas. A primeira foi feita a pedido de são José de Anchieta, que queria uma imagem brasileira, com feições indígenas, com Nossa Senhora com o coração traspassado com espinhos e apresentando seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, também com um coração ardente de amor. A imagem passou depois aos cuidados dos freis capuchinhos em Recife (PE).

Depois da invasão holandesa do Nordeste e da expulsão dos capuchinhos da região, os freis levaram a imagem para a igreja-mãe da ordem em Nápoles, Itália, onde foi chamada pelos napolitanos de Nossa Senhora dos Divinos Corações do Brasil. Mais tarde, a imagem passou a ser conhecida como La Madonna del Brasile (Nossa Senhora do Brasil).

Imagem de Nossa Senhora do Brasil na paróquia Nossa Senhora do Brasil em São Paulo (SP). Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Imagem de Nossa Senhora do Brasil na paróquia Nossa Senhora do Brasil em São Paulo (SP). Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Segundo o padre Michelino, a devoção foi se espalhando por Nápoles depois de pedidos, orações e graças alcançadas por fiéis da cidade italiana. A devoção cresceu depois que a imagem de Nossa Senhora resistiu intacta a um incêndio que destruiu o convento que a abrigava.

No Brasil, segundo o padre Michelino, a devoção a Nossa Senhora do Brasil está se espalhando “devagar”.

“Numa simplicidade, afeto e amor a Maria, Nossa Senhora. Ela tem um apelo muito grande diante dos noivos que gostam de se casar aqui, porque quando entram aqui acham a imagem muito bonita e sentem-se arrebatados por uma paz interior que eu acredito que é a pura graça de Deus”, disse o pároco à ACI Digital sobre a devoção da congregação da paróquia a Nossa Senhora do Brasil.

O padre também diz que o trabalho apostólico feito na paróquia, especialmente entre casais e jovens, leva a muitas conversões pela intercessão de Nossa Senhora do Brasil. A paróquia tem grupos de leigos que divulgam a consagração a Nossa Senhora segundo o método de são Luís Maria Grignion de Montfort, autor do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria.

FONTE: ACI Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ivaldo Lima

Graduado em Sistema para Internet e Comunicação Social, Radialista com especialização em Marketing Digital!
Graduando em Teologia Católica.
Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja e Ordem Social!