29 de out de 2024 às 15:45
O papa Francisco vai celebrar a missa de comemoração de todos os fiéis defuntos no sábado (2) em um cemitério da cidade de Roma, como faz há alguns anos. Desta vez, o papa vai ao cemitério Laurentino da Cidade Eterna, onde já esteve há seis anos, em 2018.
Na ocasião, o papa rezou no chamado “Jardim dos Anjos”, área do cemitério reservada a crianças e bebês não nascidos.
Sem fazer nenhum discurso, o papa Francisco caminhou ao redor dos túmulos das crianças, ofereceu um buquê de flores e rezou em silêncio por alguns minutos.
No ano passado, porém, o papa Francisco visitou o Cemitério de Guerra de Roma, no bairro de Testaccio, onde estão sepultados soldados que morreram na Segunda Guerra Mundial.
Ali, o papa falou contra a violência da guerra que hoje atinge vários países, ao dizer que o que aconteceu com aqueles soldados no século passado continua a acontecer ainda hoje.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“O mesmo acontece hoje: tantas pessoas jovens e menos jovens… Nas guerras do mundo, até nas mais próximas de nós, na Europa e não só: quantas mortes! Destrói-se a vida sem ter consciência disto”, disse Francisco.
Desde o início do seu pontificado, o papa Francisco visitou vários cemitérios nos arredores de Roma. Por três anos consecutivos, de 2013 a 2015, o papa celebrou a missa no chamado “cemitério monumental do Campo Verano”.
Francisco visitou também o cemitério Flaminio, conhecido como Prima Porta, em 2016, e o cemitério americano de Nettuno, ao sul de Roma, em 2017.
Em 4 de novembro, o papa vai celebrar uma missa de sufrágio pelos cardeais e bispos que morreram em 2024. A missa será celebrada às 11h (horário local) na basílica de São Pedro, no Vaticano.
Deixe um comentário