Papa passa noite tranquila no hospital, mas seu estado de saúde é crítico, diz Santa Sé

Papa passa noite tranquila no hospital, mas seu estado de saúde é crítico, diz Santa Sé

O papa Francisco, que está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, passou uma noite “tranquila” no hospital e “descansou bem”, segundo Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. No entanto, seu estado de saúde continua crítico.

Apesar de uma ligeira melhora no meio da semana, o estado de saúde de Francisco piorou nas últimas horas. O papa sofreu ontem (22) uma crise respiratória prolongada devido a bronquite asmática crônica e pneumonia bilateral .

A equipe médica disse que esses episódios são particularmente graves no caso dele, pois se trata de um paciente frágil de 88 anos, com bronquite asmática crônica e bronquiectasia.

Exames médicos feitos ontem revelaram anemia e diminuição de plaquetas, o que pode indicar uma infecção. Por esse motivo, os especialistas decidiram fazer uma transfusão.

Até sexta-feira (21), os relatórios médicos descreviam o estado do papa como “complexo”, mas no sábado a situação foi classificada como “crítica”, refletindo uma gravidade maior.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Sem Ângelus pela segunda semana consecutiva

Pela segunda semana consecutiva, o papa não fará a tradicional oração do Ângelus hoje ao meio-dia. Essa é a terceira vez que ele cancela esse encontro com os fiéis da janela do Palácio Apostólico. A primeira foi em 2023, depois de uma cirurgia no intestino.

Seguindo recomendações médicas, Francisco não aparecerá na janela do hospital nem enviará uma mensagem de vídeo de sua capela particular. Em vez disso, ele planeja divulgar uma mensagem especial aos fiéis, como fez no domingo passado.

A notícia da deterioração de sua saúde causou preocupação entre os fiéis. Dezenas de peregrinos se reuniram perto da basílica de São Pedro para rezar pelo papa.

O pátio do hospital Gemelli, onde fica uma estátua de são João Paulo II em memória da internação do papa polonês no hospital, se tornou nas últimas horas um altar improvisado onde fiéis rezam pela recuperação de Francisco.

Dezenas de padres, freiras e leigos rezaram o terço ontem pedindo a cura do papa Francisco num encontro de oração que se soma às várias iniciativas que estão sendo feitas em diferentes partes do mundo.

FONTE: ACI Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ivaldo Lima

Graduado em Sistema para Internet e Comunicação Social, Radialista com especialização em Marketing Digital!
Graduando em Teologia Católica.
Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja e Ordem Social!