10 de fev de 2025 às 13:43
O papa Francisco denunciou hoje (10) a “apropriação” de terras agrícolas por corporações multinacionais em sua mensagem ao sétimo encontro global do Fórum dos Povos Indígenas na sede do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), em Roma.
Falando aos participantes do encontro, que termina amanhã (11), o papa destacou o valor da contribuição que os povos indígenas dão à sociedade “para salvaguardar sua existência e a dos recursos naturais de que necessitam para viver”.
“Isso é algo que está seriamente ameaçado pelo aumento do acúmulo das terras de cultivo por parte de empresas multinacionais, os grandes investidores e o Estado”, disse Francisco.
Segundo o papa Francisco, esse tipo de prática “produz danos, ameaçando o direito a uma vida digna das comunidades”.
O papa diz também que a terra, a água e os alimentos “não são meras mercadorias, mas a própria base da vida e do vínculo entre esses povos e a natureza”.
“Defender, pois, esses direitos não é só uma questão de justiça, mas também a garantia de um futuro sustentável para todos”, disse Francisco.
O tema escolhido para a sétima edição do encontro é “O direito dos povos indígenas à livre determinação: um caminho para a segurança e a soberania alimentares”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O papa Francisco diz que o título pode ser interpretado como “um caminho para a segurança e soberania alimentar”.
O papa pediu a valorização dos povos indígenas e “da herança ancestral de conhecimentos e práticas que enriquecem positivamente a grande família humana colorindo-a com as características de suas tradições”.
“Tudo isso revela um horizonte de esperança no tempo presente, marcado por desafios intensos e complexos e não poucas tensões”, disse também Francisco.
Por fim, o papa Francisco pediu às gerações futuras que “gozem de um mundo em consonância com a beleza e a bondade que guiaram as mãos de Deus ao criá-lo”.
“Rezo a Deus Todo-Poderoso que estes esforços sejam frutíferos e sirvam de inspiração aos responsáveis das nações, de maneira que se tomem as medidas adequadas para que a família humana caminhe unida a realização do bem comum, para que ninguém seja excluído ou deixado para trás”, concluiu o papa.
O fórum é uma plataforma dedicada ao diálogo em que representantes dos povos Indígenas falam sobre suas preocupações, divulgam suas prioridades e propõem recomendações para fortalecer a parceria do FIDA com os povos Indígenas e aumentar o impacto de suas iniciativas em suas comunidades.
Deixe um comentário