Que José Dirceu é inteligente, não tenho a menor dúvida. Se é sábio, é outra história. Uma vida que bem poderia ter uma biografia diferente pelas oportunidades que a própria vida lhe proporcionou, mas sua trajetória é marcada por mais baixos que altos. Advogado, com o registro cancelado, foi deputado estadual, federal e ex-ministro do governo Lula na Casa Civil durante o primeiro mandato. Saiu por escândalo, foi ex-presidiário, viveu no exílio, passou um tempo em Cuba, retornou ao Brasil disfarçado e se envolveu diretamente no mensalão e em várias outras falcatruas.
Nesta semana, Gilmar Mendes, Ministro do STF, o liberou das condenações, tornando-o um homem livre para voltar ao cenário político na sua última arrancada aos 78 anos de idade. Lula, que anda perdido na administração do país e tem apenas dois anos para completar seu mandato e mostrar a que veio, certamente jogará todas as fichas em José Dirceu. Para quem está se afogando, todo galho serve.
José Dirceu está de volta, e parte da sociedade está revoltada com a decisão de Gilmar Mendes. Tudo indica que ele tentará, em 2026, uma cadeira na Câmara Federal. E tem tudo para conseguir esse assento, dependendo apenas do voto do povo. A grande pergunta é: o povo, ou seja, a voz rouca das ruas, sabe quem foi e quem é José Dirceu?
Recomendo à turma que vive com o celular na mão procurar no Google a biografia de José Dirceu.
Elcio Nunes
Cidadão Brasileiro
Deixe um comentário