Francisco Seráphico da Nóbrega Filho, recém-nomeado desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), destacou a importância de aproximar a Justiça da sociedade durante entrevista ao programa Arapuan Verdade nesta quarta-feira (16). Ele enfatizou a necessidade de aprimorar as novas formas de solução de conflitos, como a conciliação e a mediação, visando uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva.
Nomeado pelo governador João Azevêdo para a vaga do quinto constitucional do Ministério Público da Paraíba (MPPB), a posse de Seráphico está agendada para terça-feira, 22, às 19h. Ele se destacou como o mais votado na formação da lista sêxtupla do MPPB e integrou a lista tríplice que foi enviada ao governador.
Em sua entrevista, o novo desembargador expressou sua gratidão pela escolha e ressaltou a importância da legitimidade das instituições. “A legitimidade de qualquer instituição depende da aproximação com a população: escutar a sociedade, entender as angústias, buscar soluções efetivas. Isso fortalece o Poder Judiciário”, afirmou.
Francisco Seráphico também comentou sobre a importância de simplificar o acesso à Justiça, especialmente para os mais vulneráveis. Ele acredita que esse diálogo com a sociedade é essencial para melhorar a prestação jurisdicional. “Aproximar o Poder Judiciário da sociedade vai, cada vez mais, melhorar a prestação jurisdicional”, declarou.
Com mais de 21 anos de experiência no Ministério Público da Paraíba, onde ocupou diversas funções, Seráphico traz consigo uma vasta bagagem de desafios e realizações. Ele espera contribuir com essa experiência para o TJPB e continuar aprendendo com seus colegas desembargadores. “Acho que esse é o papel do Ministério Público e também do Poder Judiciário”, concluiu.
Redação
Deixe um comentário