O presidente eleito da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), presidirá a sessão que marca a abertura do ano legislativo de 2025 e contará com a presença de diversas autoridades dos três poderes, nesta segunda-feira (03), no Plenário Ulysses Guimarães, às 16h.
Antes da sessão solene, Hugo Motta terá uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília. O parlamentar paraibano foi eleito presidente da Câmara no último sábado (1º) com expressiva votação, somando 444 votos e o apoio de 18 partidos, incluindo siglas opostas como PT e PL. O encontro com Lula ocorrerá horas antes da primeira sessão no Congresso Nacional e contará também com a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
A sessão de abertura do ano legislativo será realizada no Plenário da Câmara e seguirá o protocolo tradicional, incluindo discursos dos presidentes das Casas Legislativas e de representantes dos demais poderes. A presença do presidente Lula é aguardada, mas caso ele não compareça, um representante do governo federal deverá participar ou encaminhar uma Mensagem Presidencial ao Congresso, como ocorreu em 2024. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, também estará presente para representar o Poder Judiciário.
Antes do início da sessão, os novos presidentes do Senado e da Câmara serão recebidos com honras no Congresso Nacional. O cerimonial inclui a chegada em carros oficiais, execução do Hino Nacional, salva de 21 tiros de canhão e a formação de tropas das Forças Armadas. Em seguida, Motta e Alcolumbre subirão a rampa do Congresso e serão recepcionados pelos secretários-gerais da Mesa e diretores-gerais das duas Casas.
PB Agora
Deixe um comentário