Na Eucaristia, Jesus se oferece pela vida do mundo, diz papa Francisco

Na Eucaristia, Jesus se oferece pela vida do mundo, diz papa Francisco

Na Eucaristia, Jesus se oferece pela vida do mundo, disse o papa Francisco hoje (2) depois da oração do ângelus no Palácio Apostólico, no Vaticano, na solenidade de Corpus Christi, celebrada hoje em países como a Itália e os EUA.

A solenidade de Corpus Christi, que significa o “Corpo de Cristo” em latim, é tradicionalmente celebrada na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade ou, em alguns países, no domingo seguinte a essa solenidade. A solenidade é uma oportunidade para a Igreja se concentrar na presença real de Jesus na Eucaristia.

Ao falar a uma multidão amontoada sob guarda-chuvas coloridos na tarde chuvosa de hoje (2) em Roma, o papa destacou que o Corpo e o Sangue de Cristo oferecidos em cada missa são um presente de Deus.

“É Ele quem se dá por toda a humanidade e se oferece pela vida do mundo”, disse o papa.

“Lembremo-nos disto: Jesus fez um presente de toda a Sua vida”, acrescentou.

O papa Francisco disse que, assim como Jesus “não guardou a Sua vida para si, mas a deu a nós”, os cristãos também são chamados a fazer da sua vida um presente aos outros.

” ‘Nossa participação no Corpo e no Sangue de Cristo não faz senão transformar-nos naquilo que tomamos’ “(Sermão XII sobre a Paixão do Senhor, 7 ), disse Francisco ao citar o papa são Leão Magno.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“É para isso, irmãos e irmãs, que somos chamados, a tornar-se o que comemos, tornar-se ‘eucarísticos’, isto é, tornar-se pessoas que já não vivem para si (cf. Rm 14:7), na lógica da posse e do consumo, mas que sabem fazer da sua vida um dom para os outros”, acrescentou o papa.

“Entendamos, pois, que celebrar a Eucaristia e comer este Pão, como fazemos especialmente aos domingos, não é um ato de culto desligado da vida ou um mero momento de consolo pessoal; devemos sempre lembrar que Jesus pegou o pão, partiu-o e deu-o a eles e, portanto, a comunhão com Ele nos torna capazes de também nos tornarmos pão partido para os outros, de compartilhar o que somos e o que temos”, disse o papa.

Depois de abençoar a  multidão, o papa Francisco pediu às pessoas que continuem a rezar pelos que sofrem na Ucrânia, na Palestina, em Israel e em Mianmar, exortando aos líderes para “parar a escalada e fazer todos os esforços para o diálogo e a negociação”.

O papa também pediu orações pelo país africano do Sudão, onde uma guerra civil deslocou milhões de pessoas desde o início do conflito no ano passado.

“Que as armas silenciem e, com o empenho das autoridades locais e da comunidade internacional, que a ajuda seja levada à população e aos muitos deslocados; que os refugiados sudaneses encontrem acolhimento e proteção nos países vizinhos”, disse Francisco.

Assine aqui a nossa newsletter diária

Depois da oração do ângelus, o papa Francisco deve celebrar uma missa de Corpus Christi na arquibasílica de São João de Latrão, às 17h (horário local), seguida de uma procissão eucarística pelas ruas de Roma até a basílica de Santa Maria Maior.

“Que a Virgem Maria, que acolheu Jesus, pão que desceu do Céu, e se entregou inteiramente junto com Ele, nos ajude também a nos tornarmos dom de amor, unidos a Jesus na Eucaristia”, concluiu o papa.

FONTE: ACI Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ivaldo Lima

Graduado em Sistema para Internet e Comunicação Social, Radialista com especialização em Marketing Digital!
Graduando em Teologia Católica.
Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja e Ordem Social!