Morre dom Adélio Tomasin, bispo emérito de Quixadá

Morre dom Adélio Tomasin, bispo emérito de Quixadá

O bispo emérito de Quixadá (CE), dom Adélio Giuseppe Tomasin, morreu por volta das 6h de hoje (30), aos 94 anos. A causa da morte não foi divulgada. Ele esteve à frente da diocese cearense de 1988 a 2007.

“A diocese de Quixadá se une em oração pela alma de dom Adélio, confiando-lhe à infinita misericórdia de Deus, e se solidariza com seus familiares, sacerdotes, religiosos e fiéis, que compartilham dessa grande perda. Rogamos a Deus que o acolha em Sua glória e o faça participar da felicidade eterna no Reino dos Céus”, diz a diocese em nota de pesar, assinada pelo bispo dom Aurélio Pinto de Sousa.

A diocese diz que dom Adélio foi “pastor dedicado e fiel servo de Deus” e que “deixou um legado imensurável de fé, amor e serviço à Igreja”.

“Ao longo de seu ministério, foi exemplo de sabedoria pastoral, de cuidado com o povo de Deus e de zelo pela unidade da Igreja. Seu exemplo de vida, profundamente marcado pelo amor ao Evangelho, permanecerá vivo em nossos corações e será lembrado com gratidão por todos os que tiveram o privilégio de ser tocados por sua presença e liderança”, acrescenta.

Dom Adélio Giuseppe Tomasin nasceu em Montegaldella, na Itália, em 27 de abril de 1930. Era da congregação Pobres Servos da Divina Providência. Estudou o ensino médio e Filosofia no seminário maior de Verona e Teologia no seminário arquidiocesano de Ferrara. Foi ordenado padre em 26 de março de 1955.

Chegou ao Brasil em 1962, depois de uma passagem pelo Uruguai.  Morou em Porto Alegre (RS), onde fundou o Centro Social Padre João Calábria. Em seguida, foi estudar linguística em Londres, Inglaterra. Depois, foi morar na Nigéria. Voltou para a Itália em 1972 e assumiu o cargo de superior geral da congregação dos Pobres Servos da Divina Providência.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Em 1984, regressou ao Brasil, indo para Porto Alegre. Em 16 de março de 1988, o papa são João Paulo II o nomeou bispo de Quixadá. Recebeu a ordenação episcopal em 26 de março de 1988. E tomou posse na diocese em 26 de maio daquele ano.

Em sua atuação na diocese, é recordado por diversas ações, como por ser idealizador e fundador do Hospital e Maternidade Jesus Maria José, do Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, da Faculdade Católica Rainha do Sertão e da Faculdade Dom Adélio Tomasin.

Em 3 de janeiro de 2007, teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa Bento XVI e se tornou bispo emérito de Quixadá.

“Que a memória de Dom Adélio continue a nos inspirar em nossa caminhada de fé e serviço, seguindo os passos de Cristo, a quem ele serviu com tanta dedicação”, conclui a diocese de Quixadá sua nota de pesar.

A prefeitura de Quixadá decretou luto oficial de três dias pela morte de dom Adélio. “Em sua brilhante jornada aqui na terra, dom Adélio fez do amor ao próximo e da caridade suas grandes virtudes, deixando seu nome marcado na história de Quixadá com suas grandes obras e benfeitorias, voltadas sobretudo aos mais pobres”, disse o prefeito Ricardo Silveira.

FONTE: ACI Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *