A partir desta quinta-feira (27), João Pessoa contará com seu primeiro ônibus 100% elétrico e sem emissão de gases poluentes. O modelo BRS (Bus Rapid Service) será colocado em operação para testes na linha 1500, com circulação prevista por 15 dias. Durante este período, o valor da passagem será o mesmo do ‘Geladinho’.
O prefeito Cícero Lucena apresentou o novo ônibus nesta quarta-feira (26), destacando que essa novidade faz parte de um grande projeto de mobilidade urbana, que prevê a criação de quatro novos corredores viários e cinco terminais de integração em parceria com o governo do estado. A iniciativa ainda inclui a chegada de 60 novos ônibus à frota da cidade, todos com mais conforto, acessibilidade e segurança para os usuários.
“Estamos trazendo o que há de mais moderno no mundo em termos de tecnologia de transporte urbano com o sistema de ônibus. Isso mostra que estamos no caminho certo, que vamos avançar com equipamentos como esse, que proporciona conforto com ar-condicionado, Wi-Fi, carregador para quem usar o celular, para quem tiver sentado ou em em pé. Nos corredores, eles vão dispensar a questão do elevador e, também, facilitar o acesso, não só do cadeirante, mas também do idoso. Quando se aproximarem dos sinais, os sinais vão abrir, vai diminuir o tempo da viagem das pessoas e com mais conforto”, detalhou o prefeito.
O superintendente de Mobilidade Urbana, Marcílio HBE, reforçou que os ônibus elétricos representam um avanço significativo na mobilidade de João Pessoa, seguindo o processo de renovação da frota de ônibus convencionais, que passou de 11 para seis anos.
Além de contribuir com a sustentabilidade, os ônibus elétricos possuem diversos recursos tecnológicos, como banco com 13 regulagens, câmara de ré, comunicação sonora, painéis informativos e até iluminação para cromoterapia. Isaac Moreira Junior, gerente institucional do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP), destacou que o modelo traz um diferencial na redução da poluição e na segurança e conforto dos passageiros.
PB Agora
Deixe um comentário