Incêndio suspeito destrói igreja histórica e convento franciscano no Chile

Incêndio suspeito destrói igreja histórica e convento franciscano no Chile

Um incêndio na sexta-feira (11) destruiu a igreja de Santo Antônio de Pádua e um convento franciscano em Iquique, Chile. O Ministério Público do Chile não descarta a hipótese de incêndio criminoso.

“Estamos diante de uma situação lamentável, uma tragédia em termos de nossa herança, em termos da igreja paroquial de Santo Antônio de Pádua que queimou, assim como o convento franciscano”, disse o bispo de Iquique, dom Isauro Covili, em vídeo divulgado pela diocese no Facebook na sexta-feira (11).

“Um edifício, como todos sabemos, muito histórico e importante para a cidade e a região. Estamos realmente sofrendo por causa do incêndio e tudo o que ele significa”, disse o bispo ao fazer referência ao fato de que em 1994 o local foi declarado monumento histórico do país.

“Tudo foi reduzido a nada, mas também sabemos que a Igreja, o corpo de Jesus Cristo, o corpo vivo de Jesus, continuará do mesmo jeito, em meio à dor, à tragédia e às lágrimas, a celebrar com alegria e esperança a fé e a proclamação de Jesus Cristo”, disse o bispo.

Dom Covili, que também é franciscano, agradeceu especialmente aos bombeiros “que trabalharam arduamente por toda a tarde”, “a todas as instituições civis” e “a tantas pessoas que expressaram sua proximidade, sua preocupação e sua dor”.

“Agradeço a todos e agradeço a Deus também, porque este lugar e a presença dos franciscanos aqui são muito queridos e estimados por toda a cidade”, disse dom Covili.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Segundo a rádio chilena Cooperativa, o incêndio também afetou três casas adjacentes e uma oficina, ferindo seis pessoas.

Incêndio sob investigação

A rádio Cooperativa também informou que o promotor Gonzalo Valderrama abriu uma investigação para determinar se o incêndio foi intencional.

“Foi aberta uma investigação ex officio, com base nas informações que circularam nas redes sociais. Por isso, o Laboratório Criminal de Investigações Policiais foi instruído a fazer uma avaliação pericial”, disse Valderrama.

“No momento, não temos evidências de incêndio criminoso, mas é uma hipótese que não pode ser descartada”, disse o promotor.

FONTE: ACI Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ivaldo Lima

Graduado em Sistema para Internet e Comunicação Social, Radialista com especialização em Marketing Digital!
Graduando em Teologia Católica.
Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja e Ordem Social!