O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu oficialmente a situação de emergência em 24 cidades, incluindo dois municípios paraibanos: Mamanguape e Matraca, afetados por enxurradas. As portarias de reconhecimento foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
Além das cidades paraibanas, outros locais também receberam o reconhecimento federal, como Queimadas, na Bahia, e Guanhães, Porteirinha e São Geraldo da Piedade, em Minas Gerais, castigados por fortes chuvas. Em Pernambuco, Vicência foi uma das cidades impactadas, enquanto Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, e Santo Amaro da Imperatriz, em Santa Catarina, também sofreram com os desastres. Além disso, Franco da Rocha e Taboão da Serra, em São Paulo, também foram afetadas.
As prefeituras de Mamanguape e Matraca, assim como de outras cidades atingidas, já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações emergenciais de defesa civil, como compra de alimentos, água potável, refeições, kits de limpeza e material de higiene para os atingidos pelos desastres.
O reconhecimento da situação de emergência permite que as prefeituras tenham acesso a apoio federal para minimizar os impactos das tragédias naturais nas comunidades afetadas.
Redação
Deixe um comentário