Giro internacional: Suécia quer endurecer lei sobre armas no país

Giro internacional: Suécia quer endurecer lei sobre armas no país

Suécia

O primeiro-ministro sueco disse que é preciso garantir que apenas as pessoas certas tenham armas no país. Ele deu a declaração quando participava de um evento da OTAN na Letônia. Na segunda-feira (3), um homem de 35 anos matou dez pessoas em uma escola antes de tirar a própria vida. Não se sabe ainda a motivação do crime. Após o massacre, o governo, que é de uma sigla de direita, conseguiu apoio, inclusive de parlamentares da extrema direita, para tornar mais rigoroso o processo de aquisição de armas e para proibir alguns armamentos, como o fuzil AR-15. Esse foi o maior ataque de massa na história da Suécia.

Tribunal Penal Internacional

O Tribunal Penal Internacional publicou uma declaração de que está firme com os funcionários e pediu o apoio dos 125 Estados membros da instituição. Ontem (6), Donald Trump autorizou sanções econômicas e de viagem contra pessoas que trabalhem em investigações do tribunal sobre cidadãos norte-americanos ou aliados dos Estados Unidos como Israel.

Setenta e nove países assinaram uma declaração conjunta em que consideram as sanções norte-americanas um risco à ordem internacional. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que o Tribunal Penal Internacional deve ser capaz de prosseguir livremente a luta contra a impunidade global. 

Elon Musk

A revista Time publicou hoje uma montagem do bilionário Elon Musk sentado na cadeira presidencial dos Estados Unidos. A imagem será a capa da próxima edição impressa da revista e ilustra uma reportagem que critica o poder quase ilimitado dado por Donald Trump ao empresário. Musk tem a missão de cortar gastos do governo e foi responsável, por exemplo, pelo fechamento da USAID, uma agência norte-americana de ajuda humanitária. Ele também já exigiu o acesso de seus funcionários a arquivos ultraconfidenciais.

A reportagem cita que, antes de Elon Musk, nenhum cidadão privado exerceu tanto poder sobre a máquina do governo nos Estados Unidos e alerta para “perigos de um homem não eleito possuir poder irrestrito”. A revista também sugere que Musk estaria disputando o poder com Donald Trump. 

*Com informações da Agência Reuters


FONTE: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ivaldo Lima

Graduado em Sistema para Internet e Comunicação Social, Radialista com especialização em Marketing Digital!
Graduando em Teologia Católica.
Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja e Ordem Social!