Papa Francisco
O papa Francisco teve leve melhora na tarde desta segunda-feira (24), mas o estado de saúde do pontífice ainda é considerado crítico. Segundo boletim médico divulgado pelo Vaticano, Francisco apresenta uma insuficiência renal leve, que atualmente está controlada, e continua recebendo oxigênio no hospital, mas sem crises respiratórias. O papa retomou parcialmente os trabalhos hoje e, inclusive, ligou para a paróquia em Gaza. O papa, de 88 anos, continua lutando contra uma pneumonia dupla. Ele está internado desde 14 de fevereiro, depois de sentir dificuldades para respirar por vários dias.
Alemanha
O partido conservador União Democrata Cristã venceu as eleições na Alemanha, com 28% dos votos totais no pleito nacional deste domingo (23). A votação aconteceu em meio ao avanço recorde da extrema-direita, com o partido Alternativa para a Alemanha posicionado em segundo lugar. O pleito também representou uma derrota histórica para o Social-Democrata, partido do atual primeiro-ministro Olaf Scholz, que obteve a terceira colocação.
O resultado da eleição refletiu o colapso do governo de Scholz, com os alemães indo em peso às urnas. Mais de 80% da população votou, índice considerado alto para a média do país, onde o voto não é obrigatório.
Apesar de ter vencido a eleição, o União Democrata Cristã não atingiu a maioria necessária para governar. Agora será preciso tentar alianças com outros partidos para formar o governo. Os conservadores, sob comando do provável próximo chanceler Friedrich Merz, prometeram agir rapidamente para formar uma coalizão. A expectativa é de uma união entre o bloco conservador de Merz e o partido Social-Democrata.
*Com informações da Reuters
Deixe um comentário