Favorito para assumir a presidência da Câmara dos Deputados, o paraibano Hugo Motta (Republicanos) defendeu, em discurso nesta quinta-feira (1), o fortalecimento institucional da Casa e a manutenção de sua autonomia e independência em relação aos demais Poderes. A declaração ocorreu momentos antes da votação que definirá o novo comando da Câmara.
Em sua fala, Motta destacou a importância de um relacionamento harmônico, mas independente, com os outros Poderes da República. O deputado afirmou que, caso eleito, buscará ampliar o diálogo com os colegas e criar uma rotina periódica de reuniões para discutir as demandas dos parlamentares.
“Nos últimos meses, tenho conversado pessoalmente com cada um de vocês, ouvindo propostas e demandas. Juntos, vamos fortalecer institucionalmente a Câmara, garantindo sua autonomia e independência”, declarou Motta.
O candidato também anunciou que pretende estabelecer critérios mais equilibrados para a distribuição de relatorias de projetos, assegurando oportunidades para deputados com menos protagonismo. “A Câmara deve ser de todos e para todos”, reforçou.
Outro ponto abordado foi a ampliação do papel das comissões temáticas e a maior participação da bancada feminina em temas diversos, como economia, educação e segurança pública. Motta afirmou que é necessário dar maior visibilidade às mulheres no Parlamento e fomentar sua presença na relatoria de projetos relevantes.
Apoios e histórico político
Com apoio de 18 partidos, que juntos representam 495 deputados, Motta é o principal nome na disputa pela presidência da Câmara. Aos 35 anos, ele pode se tornar o mais jovem presidente da Casa.
Deixe um comentário