Durante o evento de anúncio de novas obras e projetos para os dois últimos anos de sua gestão, nesta segunda-feira (13) em João Pessoa, o governador João Azevêdo destacou o compromisso do Governo da Paraíba com a valorização dos servidores públicos e a redução de desigualdades salariais. O evento, que marcou o lançamento do plano Paraíba 2025-2026, também serviu para a divulgação de investimentos significativos na área de educação e políticas salariais.
“Eu sempre digo que nada, absolutamente nada, acontece no governo do Estado sem que seja conduzido pelas pessoas. Nosso cuidado e atenção com o servidor continuam com o respeito que a gente mantém”, afirmou o governador.
João Azevêdo garantiu que o piso nacional do magistério será mantido e ressaltou a importância do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação, implantado em sua gestão, atendendo a uma demanda de mais de 20 anos. Além disso, o governo anunciou:
- Reajuste diferenciado para professores prestadores de serviço: Ainda no primeiro semestre, será implementado um aumento para reduzir as diferenças salariais entre professores efetivos e prestadores de serviço.
“Prometi, me comprometi, e até 2026 vamos igualar os salários”, destacou o governador.
- Incorporação de benefícios: Mais 20% da bolsa destinada à segurança dos professores e fiscais será incorporada a partir deste mês de janeiro.
Azevêdo também anunciou a implantação de um auxílio-alimentação de R$ 600 para 40.596 servidores estaduais, em janeiro. A medida representará um aumento significativo na remuneração, especialmente para servidores que recebem até quatro salários mínimos:
- 42% de aumento para quem ganha um salário mínimo;
- 21% para quem recebe dois salários mínimos;
- 14,16% para quem ganha três salários mínimos;
- 11% para quem recebe até quatro salários mínimos.
Diferente de outros modelos, o benefício será incorporado diretamente ao contracheque, permitindo aos servidores maior liberdade para decidir como utilizar o valor. O governador também explicou que o auxílio-alimentação foi nivelado para eliminar distorções salariais e que há estudos em andamento para um possível aumento linear nos próximos meses.
“Isso é um plano real, isso vai estar nos contracheques, porque nós não vamos emitir cartão ou coisas desse tipo, vai ser implantado no contracheque de cada um, para que vocês possam, através desse recurso, dar o destino que vocês mais desejarem ou precisarem” frisou.
O governador aproveitou o evento para enfatizar que o plano Paraíba 2025-2026 trará projetos novos, mas reafirmou a continuidade dos programas já existentes.
“As políticas públicas que o governo já executa vão continuar. Estamos apresentando aqui novas iniciativas que serão implantadas nesses dois últimos anos de gestão”, garantiu.
PB Agora
Deixe um comentário