7 de out de 2024 às 13:42
O arcebispo de Manaus, cardeal Leonardo Steiner, vai celebrar a Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de outubro no santuário de Fátima, em Portugal. A data recorda a última aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos na Cova da Iria em 1717, quando aconteceu o “milagre do sol”.
Dom Leonardo Steiner, franciscano da Ordem dos Frades Menores, foi nomeado arcebispo de Manaus em novembro de 2019. Foi criado cardeal pelo papa Francisco de agosto de 2022. Ele está no Vaticano, onde participa do Sínodo da Sinodalidade, que começou dia 2 de outubro e segue até 27 de outubro.
No próximo fim de semana, o cardeal Steiner vai até Portugal para celebrar a peregrinação internacional no santuário de Fátima. Na noite de sábado (12), ele participará da celebração da palavra e, na manhã de domingo (13), da missa internacional.
Segundo o santuário de Fátima, estão inscritos, até o momento, para participar das celebrações de 12 e 13 de outubro 113 grupos de peregrinos. A maioria dos peregrinos é proveniente de 22 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Costa Rica, Croácia, El Salvador, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Haiti, Ilhas Maurícias, Irlanda, Itália, México, Polónia, Reino Unido, Suíça, Vietnã.
De Portugal, há peregrinos inscritos das dioceses de Braga, Aveiro, Évora, Portalegre-Castelo Branco e Lisboa.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A aparição de 13 de outubro
A Peregrinação Internacional Aniversária de outubro celebra a aparição de Nossa Senhora em 13 de outubro de 1917 aos pastorinhos Francisco, Jacinta e Lúcia, os dois primeiros já são santos. Na ocasião, segundo o santuário de Fátima, estima-se “que tenham assistido entre 50 mil a 70 mil pessoas”. Foi quando aconteceu o “milagre do sol” e o sol foi visto tremendo, em uma espécie de “dança”, segundo relatos.
Depois de uma chuva intensa, as nuvens escuras se abriram e deram espaço ao sol que, segundo as testemunhas, aparecia como um suave disco de prata. Então, a luz do sol tomou diferentes cores e o sol pareceu envolver as milhares de pessoas, que já estavam de joelhos.
O milagre durou cerca de três minutos. Além do “milagre do sol”, os pastorinhos disseram ter visto imagens de Jesus, de Nossa Senhora e de são José abençoando a multidão.
Segundo relato das memórias da irmã Lúcia, naquela ocasião, pediu: “Que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o terço todos os dias”.
Deixe um comentário