O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes na Paraíba (DNIT-PB) disse por meio de nota neste fim de semana que há quatro pontes em estado crítico em todo o Estado.
De acordo com o DNIT-PB, o último levantamento geral sobre a situação dessas estruturas foi realizado em 2020. Na ocasião, 10 pontes foram classificadas como críticas, porém, seis passaram por melhorias nos últimos anos, restando as quatro atualmente nessa condição.
Segundo o DNIT-PB, as estruturas em estado crítico na Paraíba são:
- Pontes sobre o rio Piancó, na BR-361;
- Sobre o rio Piaba, na BR-104;
- Sobre os rio Patú, na BR-230, KM 82;
- Sobre o rio Cajá, na BR-230, KM 84.
O superintendente do DNIT na Paraíba, Antônio Monteiro, destacou que a ponte sobre o rio Piaba já não está em uso. “Ela será completamente demolida e reconstruída. A população da região utiliza um desvio”, afirmou Monteiro.
Ainda segundo o órgão, as quatro pontes receberão reabilitação total, e os contratos para as obras já estão em andamento. O DNIT-PB assegurou que nenhuma das estruturas apresenta risco de colapso e que todas as ações preventivas e corretivas estão sendo executadas.
Denúncia da TV Arapuan
As explicações do DNIT-PB acontecem após uma reportagem da TV Arapuan mostrar que a ponte sobre o Rio Paraíba, KM 77, localizada na BR-101, sentido Natal-João Pessoa, tem gerado apreensão entre motoristas e moradores devido a danos visíveis em sua estrutura de sustentação. O local é a única ligação entre os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, sendo utilizado diariamente por milhares de veículos.
Após reportagem da TV Arapuan, uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes na Paraíba realizou uma vistoria técnica no local. Após a inspeção, o órgão informou que os danos identificados na estrutura fazem parte de um “processo natural” e assegurou que não há risco de desabamento.
Apesar das declarações, o DNIT-PB não forneceu maiores detalhes sobre a avaliação técnica, o que tem gerado preocupação entre os moradores da região e usuários da rodovia. Alguns chegaram a relatar medo que o caso resulte em um desastre semelhante ao da tragédia no Maranhão, que resultou na morte de duas pessoas.
O órgão destacou ainda que continua monitorando a ponte e garantiu que, em caso de necessidade, medidas corretivas serão tomadas de forma imediata.
Deixe um comentário