Deputado da Paraíba defende resgate de projeto para incluir Ramal da Transnordestina ligando Cabedelo ao Ceará

Deputado da Paraíba defende resgate de projeto para incluir Ramal da Transnordestina ligando Cabedelo ao Ceará

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos/PB) defendeu, nesta segunda-feira (09), o resgate do projeto que visa incluir um Ramal da Ferrovia Transnordestina ligando o Porto de Cabedelo até o eixo principal da Transnordestina no município de Barro (CE), passando pelos municípios de Pombal, São João do Rio do Peixe, Sousa e Cajazeiras.

A proposta foi apresentada pelo parlamentar em 2011, quando ocupou o cargo de senador da República. “O atual cenário é propício para concretizarmos através da inclusão do trecho paraibano”, disse o deputado.

A propositura voltou ao debate depois que o Governo Federal anunciou um aditivo de R$ 3,6 bilhões, através do Novo PAC, para dar prosseguimento às obras da Transnordestina no estado do Ceará. “Precisamos nos unir e lutar para que a Paraíba seja incluída nesse projeto através do Ramal que ligará o Porto de Cabedelo ao estado do Ceará, facilitando o escoamento da produção e transporte de passageiros de forma rápida e segura. A Paraíba não pode ficar de fora”, afirmou o deputado.

Wilson Santiago destacou a importância de resgatar a Malha Ferroviária da Paraíba, que tem o melhor traçado do Nordeste. “È um projeto que irá proporcionar um desenvolvimento econômico extraordinário para todas as regiões da Paraíba, com geração de empregos e novos negócios. O projeto da Transnordestina abrange os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará. Por que a Paraíba ficar de fora?”, indagou o deputado.

“Com certeza, poderíamos ter menor número de caminhões deteriorando nossas rodovias, o número de acidentes seria bem menor e muitas vidas seriam poupadas se as políticas de transporte tivessem priorizado a utilização das ferrovias”, acrescentou.

Sobre a Transnordestina

O projeto da Ferrovia da Transnordestina teve início no ano de 2002 e prevê 1.757 km de extensão, porém apenas 62% da obra foi concluída. O objetivo da Ferrovia Transnordestina é facilitar o transporte de cargas entre os portos de Suape e Pecém, em Pernambuco e no Ceará, ‘margeando’ a Paraíba e o Rio Grande do Norte.

A ferrovia também abrange as regiões de Eliseu Martins (Piauí) e Porto Franco (MA). Recentemente, o Governo Federal confirmou a conclusão do trecho ‘dois’ da obra com 358 km, entre as cidades de Paes Landim e Paulistana, no Piauí, e entre Missão Velha e Acopiara, no Ceará.

Redação

FONTE: PB Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ivaldo Lima

Graduado em Sistema para Internet e Comunicação Social, Radialista com especialização em Marketing Digital!
Graduando em Teologia Católica.
Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja e Ordem Social!