Chuva e ventania. A cidade de João Pessoa registrou um volume significativo de chuvas nas últimas horas, de acordo com a Defesa Civil Municipal. Segundo o coordenador do órgão, coronel Kelson Chaves, apenas nas últimas seis horas foram registrados 45,6 milímetros de precipitação no Grotão. As chuvas causaram estragos na capital paraibana.
A previsão para as próximas 72 horas indica a continuidade das chuvas, que podem variar de intensidade fraca a moderada, com momentos de precipitação forte. O alerta foi emitido pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) e reforçado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
O coordenador também alertou para um dos principais fatores que agravam os alagamentos na cidade: o descarte irregular de lixo.
“Não resta dúvidas que o grande vilão da maioria dos pontos de acúmulo de água a nós notificados tem sido o descarte inadequado de resíduos sólidos, ou seja, lixo nas vias e passeios”, afirmou.
Por conta das fortes chuvas que caem no Estado, a Paraíba registrou 310 raios nas últimas 24h. Os dados, fornecidos pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), também indicam que João Pessoa registrou 33 raios nesse mesmo período.
Esse aumento nas descargas elétricas já vinha sendo observado desde o início do ano. Apenas em janeiro de 2025, foram contabilizados mais de 85 mil raios em todo o estado, representando um crescimento de 37% em relação a janeiro de 2024.
Em 2024, a Paraíba atingiu o maior número de descargas atmosféricas dos últimos cinco anos, totalizando mais de 460 mil raios ao longo do ano.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de chuvas intensas – sendo dois amarelos de perigo potencial e um laranja de perigo. Todos os municípios paraibanos estão sob alerta amarelo e ainda 25 deles, incluindo João Pessoa, estão sob alerta laranja. O aviso foi publicado nesta terça (4) e se estende até quarta-feira (5).
Chove forte em praticamente toda a Paraíba. As fortes chuvas que vem caindo na Região Metropolitana de João Pessoa, voltou a causar estragos na manhã de hoje quarta-feira (05/02). Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da SEMOB – Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa, as precipitações causaram danos em diversas áreas da região.
O viaduto Cristo Redentor, que liga os bairros do Cristo e Água Fria, está enfrentando trânsito mais intenso que o normal. Devido às chuvas, o local está com acúmulo de água no sentido Cristo-Mangabeira. O acúmulo de água na pista ocorre no trecho próximo à loja de carros e ao hipermercado, uma área que ontem (04/02), também registrou acúmulo devido às chuvas.
As chuvas intensas de até 100 milímetros e ventos fortes devem atingir todo o litoral da Paraíba até esta quarta-feira (5), de acordo com alerta divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Campina Grande também chove forte nesta quarta-feira, e a Defesa Civil segue em alerta, monitorando as chamadas áreas de risco.
SL
PB Agora
Deixe um comentário