8 de jan de 2025 às 16:43
Compositores de todo Brasil podem enviar as músicas para um processo de seleção e avaliação aberto pela arquidiocese de Goiânia. O edital que visa ampliar o acervo litúrgico musical da diocese, não tem prazo de encerramento e as músicas enviadas serão avaliadas pela comissão arquidiocesana de música e liturgia.
O processo visa “valorizar” e “divulgar a produção musical referente ao repertório litúrgico desenvolvida em língua portuguesa, por compositores de nossa arquidiocese e de outras regiões do Brasil”, diz o edital de Composições Musicais para o Repertório Litúrgico.
O edital sugere a composição de melodia para o Kyrie, o Glória, o Aleluia, o Creio, o Santo, as Aclamações Memoriais, o Grande Amém do final da doxologia, o Cordeiro de Deus e o Pai Nosso. “Os textos dessas composições deverão seguir, criteriosamente, a letra do Missal Romano”, diz o edital. A sugestão para o Kyrie é que seja usada a letra original em grego, mas a tradução “Senhor, tende piedade de nós” também pode ser usada.
Os cantos processionais, como o canto de abertura, de preparação das ofertas e de comunhão, também estão previstos no edital que pede que o texto a ser musicado esteja “profundamente arraigado na Palavra de Deus e no mistério litúrgico celebrado”.
Para estes cantos, continua o edital, “a letra não deve ser reduzida a uma expressão excessivamente subjetiva, individualista, intimista e sentimentalista”. O documento sugere que as estrofes sejam baseadas nos Salmos.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Hinos aos padroeiros locais e a Nossa Senhora também são aceitos, desde que a letra aponte para “a centralidade da figura de Cristo, testemunhada e anunciada pela vida dos santos”, e seja fundamentada na “Palavra de Deus e saiba retratar episódios da história e da vida de cada padroeiro ou padroeira”, continua o texto.
Segundo o edital, a melodia deve “ressaltar bem o sentido da letra”, “ser fluente, simples, porém, bela” e ter “características da genuína música brasileira”, com uma menção especial à música sertaneja.
Para participar, os compositores devem enviar a letra digitada, a música gravada no formato mp3 e, se possível, escrita em partitura, para a Comissão de Liturgia e Canto Litúrgico da Arquidiocese de Goiânia através do e-mail cantoarquidiocesedegoiania2@gmail.com ou para o endereço: Cúria Metropolitana de Goiânia – Praça Dom Emanuel, s/nº, Catedral, Centro – CEP: 74.030-140 – Goiânia – Goiás.
O edital diz que todo material será analisado e aqueles considerados inoportunos serão descartados.
Para ver o edital completo entre aqui.
Deixe um comentário