Comercial blasfemo que compara batatas fritas a hóstias é retirado do ar depois de protestos de católicos na Itália

Comercial blasfemo que compara batatas fritas a hóstias é retirado do ar depois de protestos de católicos na Itália

Um grupo de vigilância católico italiano diz que um comercial blasfemo que mostra um padre consagrando batatas fritas no lugar de hóstias foi retirado do ar.

A Associação Italiana de Ouvintes de Rádio e Televisão (AIART, na sigla em italiano) pediu na segunda-feira (8) a suspensão imediata de um comercial da empresa italiana Amica Chips, que o grupo disse “ofender a sensibilidade religiosa de milhões de católicos praticantes”. A AIART afirma em seu site que a sua missão é “inspirada nos princípios católicos”.

No comercial, uma abadessa enche um cibório com batatas fritas em vez de hóstias antes da missa. Depois disso, um padre distribui uma das batatas fritas a uma freira durante a Sagrada Comunhão.

Enquanto as comungantes ficam visivelmente surpresas ao descobrirem as batatas fritas no lugar das hóstias, a abadessa observa despreocupadamente enquanto come do saco de batatas fritas.

https://www.youtube.com/watch?v=-J1WqHB6ygg

A AIART disse esta semana que a propaganda evidencia “falta de respeito e criatividade”, argumentando que o comercial foi um “sinal revelador de desrespeito por clientes, sua identidade cultural e moral e sua dignidade como pessoas”.

A AIART disse em seu site na terça-feira (9) que a autoridade italiana de padrões de publicidade privada, o Instituto de Autodisciplina Publicitária, “apoiou nosso apelo para a suspensão imediata do comercial”.

O comitê de controle do instituto “ordenou às partes envolvidas que desistissem da transmissão de tal campanha”, informou a AIART, com o comitê citando regulamentos que determinam que os anúncios publicitários “não devem ofender convicções morais, civis e religiosas”.

O presidente da AIART, Giovanni Baggio, disse em comunicado na terça-feira (9) que o grupo “​​exorta as equipes criativas a terem mais respeito pelas identidades culturais e religiosas e a trabalharem em comerciais que sejam inclusivos e que atraiam todos os usuários de uma forma que tome cuidado para não criar desconforto e desaprovação.”

“Trabalhemos juntos por uma civilização que precisa crescer no respeito pelas identidades culturais e religiosas”, disse Baggio.

A Amica Chips não respondeu imediatamente a um pedido por comentários da CNA, agência em inglês do grupo EWTN, ao qual pertence ACI Digital, feito na manhã de ontem (10).

FONTE: ACI Digital

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