Censo 2022 do IBGE revela que, pela primeira vez na história, mulheres chefiam mais lares na Paraíba

Censo 2022 do IBGE revela que, pela primeira vez na história, mulheres chefiam mais lares na Paraíba

Em um cenário histórico de mudanças significativas, o Censo Demográfico de 2022 revelou que as mulheres se tornaram maioria entre os responsáveis pelas unidades domésticas na Paraíba. O levantamento do IBGE, divulgado nesta sexta-feira (25), mostrou que, entre 1,37 milhão de responsáveis por seus lares, 51,7% eram mulheres, ultrapassando a representação masculina, de 48,3%. Em 2010, esse número era bem diferente: mulheres ocupavam 38,8% dessa posição, enquanto os homens somavam 61,2%.

Com uma média de responsabilidade feminina acima da nacional, que se encontra em 49,1%, a Paraíba apresenta um crescimento expressivo na participação das mulheres como líderes de lares. O dado se alinha a uma mudança regional, cuja média é de 52%. Com esse crescimento, o estado alcança a 8ª posição no ranking nacional.

Além da representatividade feminina, o censo identificou que a maioria dos responsáveis pelos lares paraibanos possui mais de 40 anos, totalizando quase 921,9 mil pessoas ou 67,1% do total. Comparado a 2010, quando esse percentual era de 63,2%, o aumento indica uma tendência de envelhecimento da população responsável pelas unidades domésticas, enquanto o número de responsáveis jovens caiu ao longo dos anos.

FONTE: SECOM PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ivaldo Lima

Graduado em Sistema para Internet e Comunicação Social, Radialista com especialização em Marketing Digital!
Graduando em Teologia Católica.
Pós-Graduação em Doutrina Social da Igreja e Ordem Social!