10 de fev de 2025 às 16:09
A Ordem dos Carmelitas Descalços (OCD) entregou a reitoria de Santa Teresa de Jesus, que administrou por mais de meio século, à arquidiocese de Santiago da Guatemala, por falta de vocações para atendê-la.
Em declaração assinada na última sexta-feira (7), frei Edgardo Hernández, provincial da América Central da OCD, diz que “pela graça de Deus Pai, em maio de 1960, os Frades Carmelitas Descalços iniciaram o serviço pastoral na Reitoria de Santa Teresa de Jesús, Cidade da Guatemala”.
“Todos e cada um dos frades que viveram e serviram na Reitoria de Santa Teresa de Jesus apresentam nossa oração de agradecimento a Deus pelo dom de nos ter permitido trilhar o caminho da fé com tantos paroquianos e devotos”, diz o frei.
“A partir do carisma que Deus deu a Santa Teresa de Jesus, oferecemos nosso serviço pastoral facilitando a oração e o encontro com Jesus, um verdadeiro amigo”, disse o superior provincial, enfatizando que “se Deus Pai permitir, quando tivermos mais vocações, poderemos expandir nosso serviço pastoral na Guatemala”.
“Continuamos em comunhão eclesial com nossa oração fraterna e confiamos a Reitoria de Santa Teresa de Jesus e toda a Igreja da Guatemala a Nossa Senhora da Assunção”, disse também o frei.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A arquidiocese da Guatemala informou em nota divulgada no sábado (8) que a entrega do templo na capital do país foi feita por “iniciativa própria” da OCD, “argumentando a falta de pessoal para atendê-lo”.
O arcebispo da Guatemala, dom Gonzalo de Villa y Vásquez, “considerando o bem pastoral das almas, já nomeou um reitor para dar continuidade aos processos pastorais e evitar o fechamento da referida reitoria”, diz também o comunicado, que também pede o apoio e as orações de toda a comunidade de fiéis.
A transferência dessa reitoria ocorreu poucas semanas depois que os carmelitas descalços anunciaram sua saída da Nicarágua, também devido à escassez de vocações.
A OCD convidou os fiéis a participarem ontem (9) da missa na qual o templo foi entregue à arquidiocese de Santiago da Guatemala, que nomeou o padre Antonio Zuleta como reitor.
Deixe um comentário